Conchiglioni de figo com molho de cogumelos

É gurmê, eu sei. Talvez seja por isso que não tinha sido publicado antes. Mas juro que eu procurei aqui no site pra ver se tinha a receita. Essa foto aí não é da primeira vez que a gente fez. É da segunda. A primeira foi em São Paulo, deve ter uns bons 8 anos. Agora foi pra inaugurar nossa segunda casa em Brasília (em 4 meses). A história é longa e privada; não cabe aqui. Mas a receita cabe.

Comi um macarrão desses em Curitiba certa feita. Fiquei maravilhado. Porque o negócio não é só bonito – ou sensual como diriam uns a respeito de vigo (veja isso aqui). É delicioso. E nem é tão trabalhoso assim. Olha só.

Ingredientes

  • 500g de conchiglioni
  • 16 figos maduros
  • 1 punhado de funghi secchi
  • 1 cebola grande cortada em cubos
  • 1 cubinho de caldo de frango light (aquele que tem pouco sal)
  • 200g de shitake picado em cubos
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • 1 copo de vinho branco suave
  • 150g de creme de leite
  • páprica picante, pimenta branca, pimenta preta, pimenta verde
  • manteiga, azeite, sal e água

Instruções

  1. Antes de qualquer coisa, coloque os funghi secchi em um pouco de água fervente. Tipo um copo ou dois. Depois que a água estiver escura, retire os tecos de cogumelo e aperte bem para tirar o excesso de água. Reserve a água, pois ela é crucial.
  2. Coloque também os conchiglioni para cozinhar em água fervente com um pouco de sal. Deixe o tempo indicado na embalagem. Depois que estiver pronto, escorra e passe na água fria, com cuidado para não quebrar. Se você achar que está ficando mole demais, tire antes do tempo, mas em geral funciona.
  3. Numa frigideira grande, coloque uma colher de manteiga (ou um pouco mais) e um fio de azeite. Refogue a cebola com o seu cubinho de caldo de frango (pré-picado) até aquele ponto da transparência, sem queimar. Adicione então o shitake e os seus funghi reidratados. Depois de refogar um pouco, acrescente a farinha e as pimentas (trituradas), misture bem e deixe mais 1 minuto.
  4. Acrescente a água preta dos funghi, o vinho e um pouco de água. Esse aí é o seu molho. Você vai mexendo de vez em quando, cozinhando em fogo baixo, até se dar por satisfeit@ com a consistência. Não precisa deixar secar muito, mas se quiser um parâmetro, acho que uns 20 minutos tá bom. Ao final, acrescente o creme de leite aos poucos e misture bem. Acerte o sal e o seu molho estará pronto.conchi_montagem
  5. Corte seus figos em 3 pedaços. Esse deve ser o tamanho que cabe dentro do conchiglione. Se o seu for menor (maior eu acho difícil), corte em 4. Pegue um refratário, espalhe um pouco de azeite e ligue o forno (temperatura média-baixa). Depois, conforme você recheia os conchiglioni, vá posicionando-os com cuidado no refratário, tentando deixar os figos virados para cima. Quando estiver tudo pronto, despeje o molho por cima, tomando o cuidado de atingir toda a superfície. Tampe ou cubra com papel alumínio e deixe no forno por uns 30 minutos.
  6. É isso! Sirva com parmesão e depois me diga se não é uma delícia.
MassasReceitas

GuGomes • 06/06/2016


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta