Trigo sarraceno com ovos e cogumelos

É raro encontrar trigo sarraceno no Brasil, mas ele é comum na culinária russa, polaca, ucraniana e judaica. Quando eu estive em Moscou, tinha trigo sarraceno cozido no café da manhã do hotel. Todos os dias tinha mingau de aveia e trigo sarraceno. Foi em um supermercado lá que eu encontrei uma caixinha de trigo e trouxe pra gente testar por aqui.

O preparo do trigo é muito simples, basta cozinhar por 10 minutos, escorrer a água e temperar com sal e manteiga, por exemplo. Ele funciona como nosso arroz, acompanha muitos pratos. Mas também é possível fazer o trigo mais incrementado, assim como nosso arroz. Numa busca rápida pela internet descobri que é muito comum trigo sarraceno com ovos e cogumelo. Foi isso que fizemos.

Pegamos alguns cogumelos desidratados que tínhamos por aqui e colocamos na panela com água. Deixamos eles na água fervendo por uns 10 ou 15 minutos, o tempo pode variar, a hora parar é aquela em que você corta o cogumelo e ele está todo hidratado por dentro.

Separamos os cogumelos, colocamos um pouco de sal na água e colocamos o trigo sarraceno para cozinhar por 10 minutos nesse caldo do cogumelo.

Enquanto isso, cortamos os cogumelos em tiras e picamos a salsa.

Passados os 10 minutos, tire o trigo da panela e escorra a água. Numa frigideira, coloque um pouquinho de manteiga, ou azeite, e faça os ovos mexidos, acrescente os cogumelos em tiras e coloque o trigo sarraceno escorrido. Teste o sal, se precisar coloque um pouco mais. Coloque também um pouquinho de pimenta preta e a salsinha por cima.

Dá pra comer puro ou acompanhar alguma coisa.