Bolo de mexerica com castanha de cajú

Há um tempão eu fiz um bolo delicioso da Nigella de mexerica com farinha de amêndoas. Lembrei dele recentemente por causa da temporada de mexericas e tangerinas. Eu estava sem amêndoas e aproveitei para testar o bolo com xerém de castanha de cajú. O que deixa a receita num preço bem mais acessível e mais brasileira também. O sabor fica bem diferente, dado que a castanha substitui a farinha, mas delicioso.

– 1 mexerica grande
– 3 ovos
– 1/2 xícara de açúcar
– 1 xícara de xerém de castanha de caju
– 1 colher de chá de fermento químico

Coloque a mexerica inteira com casca em uma panela com água, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos. Depois de cozida, retire da panela, espere esfriar, corte a mexerica no meio e retire as sementes.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma não muito grande com margarina e farinha ou forre a forma com papel manteiga.

Bata a mexerica com casca e tudo no liquidificador até que ela vire uma pasta. Acrescente os ovos, o açúcar e o xerém e bata até obter um creme homogêneo. Acrescente o fermento e bata levemente, apenas para misturar o fermento na massa. Se preferir faça isso com uma colher, ao invés de ligar o liquidificador.

Coloque a mistura na forma e asse por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno, faça o teste do palito. Se o palito sair limpo, desligue o forno, deixe o bolo esfriar e desinforme.

(Na foto, bolo de mexerica sobre jogo americano Hibiscos de #obelonopapel.)

BolosReceitas

PriBorges • 08/08/2015


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta