2

Bolo de chocolate com centeio

Ha! Meu primeiro bolo! Quer dizer; se pusesse aquele robô Baxter para fazer o que eu fiz, provavelmente ele daria conta sem muito treinamento. Fato é que eu pedi um bolo e a Pri resolveu me guiar na execução de um. Ela sugeriu este bolo aqui do Coma lá em casa.

O bolo que a gente fez tem poucas modificações, a maior parte delas circunstanciais. Mas trocamos o farelo (porque esse negócio nunca dá certo aqui em casa) por chocolate amargo derretido como cobertura. E algo me diz que eu sempre vou trocar farelo por chocolate amargo.

A Pri deu todas as dicas sobre como usar a batedeira, misturar os ingredientes. Não tinha me dado conta que bolo tem tanta frescura. O tal dito sobre seguir uma receita de bolo não tem nada de fácil. Esse, na verdade, não é o meu primeiro bolo. É o meu segundo. Digo que é o primeiro porque o outro, o primeiro de verdade, não deu certo. E agora eu sei por quê: porque eu não segui a receita desse jeito tão preciso. Já este aqui é uma delícia. Chocolate com centeio tem tudo a ver.

Ingredientes

1 de xícara de leite
1 colher de sopa de vinagre neutro
¾ de xícara de farinha de trigo
¾ de xícara de farinha de centeio
½ xícara de chocolate em pó (50% cacau pelo menos)
1 colher de chá de fermento químico
¾ de colher de chá de bicarbonato de sódio
¾ de colher de chá de sal
¾ de xícara de manteiga
⅓ xícara de açúcar cristal
⅓ de xícara de açúcar mascavo
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha

1) Ligue o forno em temperatura alta para preaquecê-lo. Unte e enfarinhe uma forma de bolo.

2) Coloque o vinagre no copo em que você mediu o leite e misture. Isso deve talhar um pouco o leite. Reserve.

3) Nume tigela coloque a farinha de trigo e de centeio, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal e misture tudo e reserve.

4) No pote da batedeira coloque a manteiga e os açúcares, misture um pouco para o açúcar não voar pra todo lado e depois bata bem com a batedeira até ficar um creme fofo. Já raspando nas laterais da tigela para homogeneizar a massa. Acrescente um ovo de cada vez e depois o extrato de baunilha e continue batendo.

5) Depois coloque metade dos ingredientes secos e alterne com metade do leite talhado. Misture com uma colher, pois não é bom bater o fermento. Depois repita a operação acrescentando o resto dos ingredientes secos e do leite.

6) Coloque a massa na forma e leve ao forno por 1 hora em temperatura média (180ºC). Faça o teste do palito quando for tirar do forno para ver se o bolo está assado. O teste do palito consiste em espetar um palito (de churrasco, por exemplo) no meio da massa e ver se ele volta seco. Se sim, seu bolo está pronto. Se não, volta para o forno e torce pra não murchar.

7) Quando estiver assado, espere esfriar um pouco e desenforme o bolo depois que ele estiver morno.

8) Para cobertura, derreti um tanto de chocolate meio amargo no microondas, potência baixa, tipo 50, por 5 minutos. Teste se o chocolate derreteu, se precisar coloque por mais alguns minutos, sempre com a potência baixa, assim ele derrete de modo mais uniforme e não espirra. Passe no bolo. Depois de frio fica uma casquinha dura, deliciosa.

(Na foto, bolo de chocolate com centeio [sobre prato de sobremesa] sobre sousplat de papel  Xadrez rosa de #obelonopapel.)

BolosReceitas

GuGomes • 19/07/2015


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Barbara 27/08/2016 - 15:46 Reply

    nossa! quero fazer esse bolo!

    • PriBorges 28/08/2016 - 11:28 Reply

      delícia!

Deixe uma resposta