Quibe de Peixe

Aprendi com a Rita Lobo a fazer esse quibe de peixe e já repeti várias vezes. É uma delícia e super fácil. É interessante que ela não coloca o trigo de molho e isso deixa a receita muito mais rápida e deve dar pra adotar esse processo no quibe de carne também. O coentro é absolutamente necessário. Eu já fiz umas alterações na receita, então vou colocar aqui do meu jeito, se você quiser ver o original, clica aí no link.

– 500g de filé de peixe branco (eu uso congelado, já fiz com diferentes peixes, sempre dá certo)
– 1/2 maço de coentro (uso mais do que a receita original, pois fica muito bom! Pode diminuir se você quiser, mas não deixe de colocar um pouco de coentro. Faz toda a diferença.)
Azeite (uma boa quantidade para cobrir com uma fina camada a travessa onde o quibe será assado e mais um bom tanto por cima do quibe)
– 1 xícara (chá) de trigo fino para quibe
– 1/2 xícara (chá) de água
– Raspas de 1 limão (opcional, fica ótimo com as raspas, mas dá pra fazer sem)
– 1/2 xícara (chá) de castanha-do-pará
Sal
Tempero de quibe ou pimenta-síria a gosto
– 2 cebolas
– 1 pitada de açúcar
– 5 colheres (sopa) de azeite

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Corte as cebolas ao meio e depois fatie fino para ter meia-luas. Em uma frigideira coloque as 5 colheres de azeite. Quando o azeite estiver quente, coloque as cebolas, uma pitada de sal e uma de açúcar. Coloque no fogo baixo e vá fazendo o resto da receita. De vez em quando mexa a panela para dar uma misturada. Aos poucos as cebolas vão ficando douradas. Desligue o fogo quando achar que elas já estão suficientemente douradas. Eu espero até algumas ficarem com as pontas ligeiramente queimadas.

Coloque num processador o filé de peixe congelado cortado em pedaços (se o seu for fresco tudo bem) junto com o coentro (folhas e talo) lavado e bata. Quando os dois estiverem moídos e misturados, acrescente as castanhas-do-pará e bata até elas ficarem em pedaços pequenos, mas não bata demais a ponto delas ficaram moídas e desaparecerem. Reserve.

Forre um coador grande com um tecido (pode ser um pano de prato limpo ou um guardanapo de pano grande limpo) e coloque o trigo por cima. Lave o trigo com água corrente. Não precisa lavar demais. Depois esprema o trigo com o pano fazendo uma trouxa.

Coloque o trigo lavado e espremido numa tigela, acrescente o peixe moído com coentro e castanha-do-pará. Tempere com sal e tempero de quibe (ou pimenta síria) e raspas de limão (se for o caso). Coloque as cebolas douradas e por fim a água. Misture tudo muito bem até a massa ficar homogênea.

Prepare uma forma untando-a com azeite até formar uma fina camada de azeite em toda a superfície da forma. Coloque a massa de quibe e aperte na forma para ficar com a superfície lisa. Com uma faca faça cortes desenhando losangos.

Regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos.

Sirva quente que é mais gostoso.

 

 

PeixesReceitas

PriBorges • 05/07/2015


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta