Torta invertida de pera

Quando eu era criança minha mãe fazia uma torta de abacaxi invertida que era uma delícia. Me lembro bem da massa ser muito gostosa. Recentemente, eu andei testando algumas massas para torta de maçã, algumas invertidas (tipo tarte tartin), outras não. Apesar de algumas terem sido até bem sucedidas, todas as vezes eu me lembrava daquela torta invertida de abacaxi da minha mãe, que tinha uma massa que era mais para um bolo do que para torta e que eu acho bem mais gostosa.

Pois bem, essa receita aqui é a da torta invertida de abacaxi, que eu fiz com pera. O resultado atendeu todas as expectativas da minha memória. Ela foi retirada de um famoso livro americano chamado Better Homes. Esse da minha mãe é bem antigo, não sei se as edições atuais estão iguais.

– 5 peras pequenas (pode substituir por abacaxi e cereja, maçãs e amoras, …)
– 3 colheres de sopa de manteiga
– 1/3 xícara de açúcar mascavo (acho que dá pra colocar 1/4, que já é suficientemente doce)
– 1/3 xícara de margarina
– 1/2 xícara de açúcar cristal (ou refinado)
– 1 ovo
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– 1 xícara de farinha
– 1 1/4 colher de chá de fermento químico
– 1/4 colher de chá de sal

Pré-aqueça o forno a 180 ºC.

Unte uma forma com manteiga e farinha. Eu usei uma forma redonda de 22 cm de diâmetro. A massa ficou altinha. Dá pra usar uma forma um pouquinho maior e ter uma torta um pouco mais fina.

Lave bem as peras e corte em pedaços. Cada pera deve dar 4 pedaços, 2 maiores e 2 menores. Coloque os pedaços das peras na forma de modo que elas ocupem todo o fundo da forma. Reserve os miolos das peras.

Em um copo medidor de vidro coloque o açúcar mascavo, os miolos das peras, a manteiga e acrescente água até alcançar 1/2 xícara. Leve o copo ao microondas até ferver e fazer uma calda. Você também pode medir tudo, colocar numa panela e fazer a calda na panela. Esprema os miolos de pera para aproveitar o resto da fruta e jogue fora o cabinho. Reserve a calda para usar mais tarde. (Se você estiver usando uma fruta em calda, essa calda pode ser aquela mesma que vem na lata e se quiser acrescentar a manteiga)

Bata o açúcar cristal com a margarina até obter um creme claro e fofo. Adicione o ovo e o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Acrescente alternadamente metade da farinha com metade da calda de pera reservada. Misture e repita a operação. Colocando aos poucos você diminui as chances de empelotar. Acrescente por fim o sal e o fermento e misture-os na massa.

Coloque a massa por cima das peras na forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 40 a 45 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar a torta do forno, deixe esfriar por 5 minutos e desenforme. Se quiser, polvilhe por cima da torta um pouco de canela em pó e pimenta rosa triturada. Pode comer quente que é uma delícia.

BolosReceitasTortas

PriBorges • 26/04/2015


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta