Sopa de Lentilha Rosa

Essa sopa tem um delicioso gosto de manteiga. Eu não acho que seja por causa da lasquinha [de manteiga] de 3 mm que eu usei para refogar. É muito pouco perto da quantidade de sopa e já é a segunda vez que eu faço. E pela segunda vez, esse sabor delicioso de manteiga. Eu acho que é o gosto da lentilha.

A lentilha é rosa, mas depois de cozida fica com esse amarelo bonito. O que eu descobri na segunda tentativa é que ela cozinha rapidíssimo. Na primeira vez eu pus na pressão, por 10 minutos e virou um creme. Ficou uma delícia, mas eu não queria um creme. Na segunda vez eu acertei.

Ingredientes da base

– 1 xícara de lentilha rosa. Eu deixei de molho por umas 6 horas.
– 1 cubinho de caldo de galinha. Se você tiver um original de carcaça, melhor ainda.
– 2 folhas de louro.
– 1 anis estrelado.
– 1 colher de sopa de curry em pó.

Isso aí você põe numa panela com bastante água e deixa cozinhando enquanto prepara o refogado. Quando atingir a fervura, deixe em fogo baixo e destampado (o negócio espuma mais do que leite).

Ingredientes do refogado (em ordem de entrada na frigideira)

– 1 colher de sopa de bacon picado minusculamente. O que eu faço é tirar uma tira transversal de pouco mais de 1/2 cm de bacon fatiado e depois picar bem pequeno.
– 1 lasca de 3 mm de manteiga (daquelas que vem em bloco). Isso deve ser equivalente a 1 colher de sopa rasa.
– 1 colher de sopa de óleo de amêndoas. Eu tinha, resolvi usar, mas pode ser outro óleo.
– 2 colheres de chá de açúcar.
– 1/2 cabeça de alho picado.
– 1 cebola picada.
– 1 tomate bem maduro picado.
– 2 colheres de chá de canela.
– 1 colher de chá de noz moscada.
– 2 colheres de chá de semente de coentro (moída ou amassada).
– 2 colheres de chá de pimenta preta (moída ou amassada).
– 1 colher de sopa de manjericão. Usei manjericão seco, mas evidentemente pode ser freco.
– 1 colher de sopa de hortelã.
– 1 colher de sopa de azeite de oliva. Na verdade, eu tenho um pouco de hortelã congelada em azeite de oliva. Pus uma colher disso no panela no final de tudo, só o tempo de derreter.

O refogado não tem nada de mais. Vá colocando os ingredientes na ordem acima em uma frigideira teflon em fogo baixo. O que eu faço é ligar o fogo e ir colocando as coisas conforme eu vou terminado de picar ou amassar. Começo com bacon, manteiga, óleo e açúcar e deixo enquanto pico o alho. Aí ponho o alho e deixo equanto pico a cebola, e assim por diante. Quando entrar o último ingrediente, mexa tudo e derrame sobre a sopa que a essa altura estará cozida.

Eu tenho usado esse mesmo procedimento (base + refogado) para preparar feijão (com alguma variação no tempero). Eu faço com um pouco mais de água e em grande quantidade, de modo que eu possa congelar e aí comer como acompanhamento de arroz ou como sopa, dependendo do humor. E eu não abro mão do tomate.

ReceitasSopas

GuGomes • 10/12/2014


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta