Polenta branca com ragu de linguiça

Não tenho muito para falar a respeito da polenta a não ser que esbarramos com essa caixa no supermercado. Diz que ela é feita de milho turco, me pergunto se não é milho de canjica. A outra coisa interessante é que ela é pré-cozida (embora seja um pó seco) e, por isso, leva apenas 8 minutos para ficar pronta. Isso posto, digo que qualquer polenta serve. Na nossa, o que teve de diferente é que eu pus um pouco de orégano, cebolinha e nenhum sal, porque entre o molho e o queijo ralado já tínhamos sal suficiente.

Vou dar, então, a receita do ragu, que é o principal e é muito fácil; só exige tempo. Eu fiz numa panela de ferro, em fogo baixo. Pensei depois que era uma coisa excelente para se fazer na croc-pot. Na próxima vez vou fazer assim.

Ingredientes:

– 1 kg de linguiça não defumada sem pele (isto é, tripa). A nossa era uma “de pernil especial apimentada” com uma foto do Sérgio Reis na embalagem.
– 1 cenoura picada em cubos.
– 3 cebolas picadas em cubos.
– 5 talos de erva-doce picados em pequenas rodelas. Eu tinha erva-doce em casa (por causa do borscht). Podia ser salsão também.
– 1 maço de salsa picada.
– 1 cubinho de caldo de carne.
– 2 folhas de louro.
– 1 copo de vinho branco.
– 2 latas (da pequena) de estrato de tomate.
manjericão.
– um pouco de azeite.
– um monte de água.

1) Refogar cenoura, cebola e salsa com o azeite. Não precisa ser muito, só enquanto você tira um pouco da gordura da linguiça.

2) Juntar todos os outros ingredientes, exceto a água, mesmo porque você não sabe quanto de água é.

3) Deixar cozinhar por 8 horas com a panela tampada, mexendo um pouco a cada meia hora para e colocando água quando baixar muito. Você vai saber porque quando falta água, começa a grudar no fundo.

4) Deixe esfriar por algumas horas. O molho vai se depositar no fundo e um excesso de gordura vai subir. Retire esse excesso. Você pode por na geladeira também para ela se solidificar. Fica ainda mais fácil. Não se assuste com isso. Era 1 kg de linguiça, ora bolas!

5) Comer só no dia seguinte! Fica muito mais gostoso. Guarde na geladeira e, no dia seguinte, no almoço, prepare sua polenta e desfrute seu delicioso molho. Deu munto molho, então armazene no freezer. Vai bem, evidentemente com macarrão, e fica ótimo nessa pizza aqui.

Uma coisa que eu não fiz (e mesmo assim ficou ótimo), mas vou testar da próxima vez é dourar um pouco a linguiça numa frigideira antes de colocá-la na panela.

CarnesReceitas

GuGomes • 20/11/2014


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta