Brownie de grão-de-bico

Há dois anos nós postamos uma receita de brownie cru e saudável, feito com nozes e tâmaras. Foi a nossa primeira experiência para fazer um brownie mais saudável. A verdade é que eu adoro brownie, mas depois que fiz um brownie e descobri quanta manteiga está envolvida no processo, eu desisti de fazê-los e praticamente não os como. Nessa semana vi, num programa de televisão, a Bela Gil fazer esse brownie de grão-de-bico e já fui pro supermercado pensando que, além das compras da semana, eu levaria um pacote de grão-de-bico. Eu ia comprar o grão-de-bico seco e passar por todo o processo de deixar de molho e cozinhá-lo por 30 minutos na pressão antes de preparar o brownie em si. Mas encontramos um grão-de-bico já cozido por um preço altamente competitivo. Não sei se eu que nunca tinha reparado, ou se o preço estava mesmo bom no dia, mas a diferença era de 1 real entre 500g de grão de bico seco e 500g de grão de bico cozido. Achamos que valia a pena não ter o trabalho de cozinhá-lo e ter o brownie pronto mais rápido! Faça suas contas, você precisará de 1 xícara de grão-de-bico cozido para a receita. O resto é moleza. Veja só:

– 1 xícara de grão-de-bico cozido
– 2 ovos
– 1/4 xícara de açúcar mascavo
– 1/4 de xícara de mel (na receita original vai melado, mas como eu não tinha…)
– 1/2 xícara de cacau em pó (cacau mesmo, sem açúcar nenhum)
– 2 colheres de chá de óleo
– 1 colher de chá de fermento
– 1/4 de xícara de alguma castanha, pode ser do pará, nozes, avelã, amêndoas… (na primeira vez que eu fiz eu não coloquei, mas como senti falta de uns crocantes no meio da massa estou sugerindo acrescentar esse ingrediente)

Para a cobertura
chocolate em barra meio amargo

Pré-aqueça o forno em 180ºC, ou forno médio.

Unte um tabuleiro pequeno com óleo e cacau em pó. A receita é realmente pequena.

Coloque todos os ingredientes, exceto o fermento, no processador, bata até ficar homogêneo. Pode bater bem. Adicione o fermento e bata só para misturá-lo à massa. Coloque no tabuleiro untado. Leve ao forno por aproximadamente 30m.

Retire do forno. Expere esfriar. Derreta um pouco de chocolate em barra meio amargo no microondas, ou em banho maria, e espalhe por cima do brownie.

Cena dos próximos capítulos: Brownie de feijão preto.

 

 

 

 

BolosReceitasSobremesas

PriBorges • 31/08/2014


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta