1

“Pizza” gringa

Eles dizem que é pizza. Num sentido amplo, de um disco de massa coberto com um recheio a base de molho de tomate e queijo, pode-se dizer que sim. Num sentido mais estrito, nem tanto. Parece mais um grande pão circular que era para ser recheado, mas ficou aberto. Uma torta (não é à toa que a chamam também de pizza pie). E no quesito gosto? Pode ser deliciosa, e isso não pode ser negado.

O dr. Jamie Oliver apareceu na TV outro dia com essa receita e nós resolvemos experimentar. É fácil e fica muito boa mesmo. Acho que a principal diferença em relação a uma pizza no sentido estrito é que a massa leva fermento, e isso faz com que ela fique grossa e fofa, como um pão. Mas essa é justamente a sua principal virtude: isso faz com que o recheio, especialmente o molho, seja um pouco absorvido pela massa. Além disso, faz caber mais recheio e fica mais suculenta porque nem todo o líquido consegue escapar. Claro que nada substitui a pizza tradicional; a proposta é outra. Mas vale a pena tentar e também é algo que funciona muito bem para um lanche (dado que você pode congelar ou guardar na geladeira para comer mais tarde).

Em relação à receita do Jamie Oliver, nós mudamos um pouco as quantidades (1/3) e fizemos a massa um pouco “integral”. O recheio, claro, é completamente diferente. Mas o importante é a massa. Rechear vai da sua criatividade.

Ingredientes

– 216 mL de água morna mais ou menos (use um medidor para chegar à quantidade adequada)
– 1/3 de colher de sopa de açúcar
– 1/3 de colher de sopa de sal
– 2,3 g de fermento biológico seco (o que equivale a 1/4 de colher de sopa ou ainda 1/2 + 1/3 de colher de chá)
– 2,5 xícaras de farinha de trigo
– 2 colheres de sopa + 1 colher de chá de farelo de trigo

Nós usamos a máquina de pão para bater a massa e deixá-la crescer. É só seguir o protocolo: colocar os ingredientes na sequência apresentada e escolher o ciclo massa. Se você não tiver máquina, faça na mão mesmo; é bem fácil. Misture a água, o açúcar, o sal e o fermento no copo que você usou para aquecer a água no microondas e espere dar uma certa espumada. Depois coloque a farinha numa vasilha, faça um buraco no meio dela e coloque a água no meio. Sove a massa por alguns minutos. Depois disso, deixe descansar, envolta num cobertor por mais ou menos 1 hora, 1 hora e meia, até ela dobrar de tamanho. Neste momento, o pessoal da máquina e o pessoal da sova manual já estão no mesmo pé.

Você vai assá-la em algo redondo, de preferência um pirex de vidro ou um pote de cerâmica. Unte com azeite de cozinhar e espalhe uma farinha grossa. Pode ser farinha de rosca, farelo de pão, farinha de mandioca. Nós usamos aquela farinha de mandioca tipo biju. Isso vai ajudar a massa a ficar mais crocante. Pegue a massa, aperte um pouco para desinchá-la e abra-a na forma de um disco do jeito que você achar melhor. Coloque-a no pirex, fazendo com que a massa suba pelas bordas também, como se fosse uma torta mesmo. Não tem que ficar com o fundo uniforme. Aliás, dê umas apertadas com a ponta dos dedos para formar um padrão de ondulações. Ligue o forno e deixe a massa descansar (fora do forno) por uns 20 minutos enquanto você prepara o recheio.

Pizza ChicagoPedaçoO recheio, como eu disse, pode ser o que você quiser. Muito legal é o molho de tomate ultra rápido do Jamir Oliver (uma lata de tomate pelado, alho e orégano no liquidificador). Eu fiz algo parecido alguns dias antes, para uma polenta. Mas o meu molho também tinha um “torresmo” de linguiça toscana (sem pele e tostada numa panela de ferro, como se fosse carne moída). E eu usei uns 8 dentes de alho, uma cebola inteira e um pouco de pimenta chipotle defumada. Se você fizer esse tanto de molho, evidentemente vai sobrar (e você pode guardar para usar depois). Na verdade, você precisa de mais ou menos um copo americano de molho. Mas coloque bastante molho, não só o suficiente para lambuzar a superfície da massa. No nosso recheio, além desse molho especial, teve uma lata de atum (eu uso aquele com óleo, mas dreno um pouco do óleo), cubos de muçarela (com liberalidade), 3 pimentas cambuci picadinhas, 1/4 de cebola em rodelas, azeitonas pretas (sem caroço), orégano, manjericão, endro semente de erva-doce.

Levou cerca de 40 minutos no forno e acho que alimenta de 3 a 4 pessoas dependendo da fome.

MassasPeixesReceitasTortas

GuGomes • 24/08/2014


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Polenta branca com ragu de linguiça « Gororoba com Cardamomo

Deixe uma resposta