Bolo de limão com papoulas

Trouxemos sementes de papoula da nossa última viagem, já que no Brasil não conseguimos comprá-la, e logo fui fazer o bolo de limão com papoulas! Sempre que viajamos para fora do país entramos em supermercados em busca de coisas diferentes para trazer. A semente de papoula sempre está na nossa lista. É simplesmente o fato de não encontrá-la mais no Brasil que nos gera essa vontade de consumi-la. A bem da verdade, a tal semente não tem gosto, mas dá uma textura muito interessante ao bolo de limão. As pequenas bolinhas deixam o pedaço de bolo meio crocante e, sim, fazem toda a diferença. Como a questão não é sabor, fiquei pensando se as sementes de chia não dão o mesmo efeito. Vou experimentar assim que meu potinho de papoulas acabar. Isto é, na próxima vez que eu fizer esse bolo que consumiu quase metade do vidrinho!

Bolo de semente de papoulas com limão

– 2 1/2 xícara de farinha
– 1 1/2 colher de chá de fermento químico
– 1/4 colher de chá de sal
– 3/4 xícara de óleo vegetal
– 3/4 xícara de açúcar
– 3 ovos
– 1 xícara de leite
– Raspas da casca e suco de 2 limões
– 1/4 xícara de sementes de papoula

1) Pré-aqueça o forno em temperatura média. 190ºC.

2) Unte uma forma de bolo média. Eu usei uma forma tipo de pão inglês grande e inves de untar com manteiga e farinha eu cobria forma com papel manteiga. Dá no mesmo, escolha o que lhe for conveniente.

3) Em uma tigela misture a farinha, o fermento e o sal.

4) Em outra tigela grande bata o óleo com o açúcar. Adicione os ovos um de cada vez, batendo após cada adição. Acrescente o leite, o suco e a casca dos limões. Misture e vá acrescentando os ingredientes secos. O melhor é fazer isso em etapas. Coloque um pouco da farinha, misture, mais um pouco de farinha e misture outra vez. Em duas ou três etapas você deve terminar de incorporar a farinha. Junto com a última porção de farinha coloque as sementes de papoula e misture até a massa ficar homogênea.

5) Coloque na forma untada e leve ao forno por 45 minutos ou até o centro do bolo ficar assado. Dados os 45 minutos, insira um palito no centro do bolo. Se o palito sair limpo é sinal que o bolo está assado. Se sair sujo, deixe o bolo assar por mais algum tempo. Vá testando de 15 em 15 minutos.

É melhor deixar esfriar por uns 20 minutos antes de servir. Ele desenforma e corta melhor depois desse tempo.

BolosReceitas

PriBorges • 09/08/2014


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta