Escabeche 7: Quiabo

Priscila chegou em casa outro dia dizendo que viu, numa dessas lojinhas de beira de estrada entre BH e Mariana, um vidrinho com uma escabeche de quiabo. “A gente tem que fazer!” foi o que ela disse. E fizemos. A nossa receita foi baseada na que eu encontrei neste site, que, por sua vez faz referência a um blog chamado Cozinha é Poesia que parece não existir mais (o link para o site estava quebrado).

Não é simplesmente mais do mesmo e por isso eu nem vou fazer referência às nossas versões anteriores de escabeche. Me parece um método interessante para fazer isso com legumes em geral. A ideia é que você cozinha o seu ingrediente principal (no caso o quiabo) com água e vinagre, enquanto prepara separadamente o “molho”.

Ingredientes

– 400g de quiabos (pegamos uma bandejinha fechada, mas se você puder escolher, pegue aqueles mais macios, com aparência de mais jovens)
vinagre branco
sal
azeite
– 1/2 cebola picada
– 3 pimentas cambuci fatiadas
– 4 dentes de alho fatiados
– 1 colher de chá de açúcar
– 1 colher de sopa de grãos de mostarda
– 1 colher de chá de sementes de endro
– 1 colher de chá de sementes de kümmel
– 1 colher de chá de pimenta rosa

1. Corte os cabos dos quiabos e coloque-os para cozinhar em uma panela com água, uma colher de sopa de vinagre e um pouco de sal. Deixe cozinhar até eles ficarem macios. No meu caso, eles mudaram de cor duas vezes. Logo no início da fervura eles ficaram meio enferrujados. Mas depois de vários minutos, eles voltaram a ficar verdes (!). Eu não marquei o tempo de cozimento, mas deixei durante o tempo em que preparei o “molho”.

2. Cubra o fundo de uma panela antiaderente com azeite e aqueça um pouco. Coloque a cebola, a pimenta cambuci, o alho, um pouco de sal e o açúcar. Deixe refogar um pouco em fogo baixo. Não precisa mexer, mas não deixe queimar. Enquanto refoga, esmague um pouco (não precisa moer) os demais ingredientes num pilão e assim que terminar jogue na panela e misture. Quando estiver satisfeito com a sua mistura, coloque um pouco de vinagre – umas duas ou três colheres de sopa. Deixe o molho ferver por 1 minuto e desligue o fogo.

3. Quando seus quiabos estiverem macios, retire-os da água e corte-os num tamanho que você acha que cabe na boca. Acho que pode ser algo entre 2 ou 3 cm. Coloque num recipiente de vidro que tenha tampa (eles vão para a geladeira depois) e despeje o molho por cima. Misture bem, mas sem desmanchar os quiabos. A quantidade de molho que você precisa deve ser o suficiente para cobrir todos os quiabos (não precisa sobrar). Se você achar que precisa demais, complete com azeite.

4. Deixe esfriar, tampe e ponha na geladeira. Deixe um ou dois dias na geladeira antes de comer para que o sabor apure. Daí coma com um pãozinho bem gostoso e seja feliz!

Receitas

GuGomes • 05/07/2014


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: