3

Pão Camponês sem sova rápido

Eu sou fã de pão sem sova, mas os que eu mais faço são pães que têm um processo de fermentação lento, demoram de 12 a 24 horas só fermentando. Apesar de eu achar que o trabalho vale a pena, as vezes o planejamento não dá certo e é preciso virar um pão em menos tempo. Essa é a receita certa para esses momentos. Um pão rápido e delicioso. Casquinha crocante e miolo macio e úmido. Vá em frente sem medo.

– 4 xícaras de farinha (Pode substituir por 2 xícaras de farinha branca e 2 xícaras de farinha integral. Até 3 xícaras de farinha integral, mas a textura muda consideravelmente)

– 2 colheres de chá de sal
– 2 copos de água morna (para garantir que a água não vai estar quente e matar o fermento, misture 1 ½ xícara de água fria com ½ xícara de água fervente)
– 1 colher de sopa de açúcar
– 2 colheres de chá de fermento biológico seco
Manteiga, margarina ou óleo para untar o pirex.

1. Num recipiente grande misture a farinha e o sal.

2. Num recipiente pequeno, pode ser um copo de medida, dissolva o açúcar na água. Jogue o fermento por cima, não é preciso misturar. Deixe por 10 a 15 minutos até a mistura ficar espumante. Essa etapa é apenas para garantir que o fermento está ativo. Depois misture gentilmente e coloque a mistura com água na tigela com farinha. Misture até que a água seja incorporada. Essa massa é bem mole.

3. Tampe a tigela ou cubra com um pano ou com plástico filme. Deixe descansar em um lugar quente (dentro de um armário ou do micro-ondas) por pelo menos 1 hora e no máximo 2.

4. Pré-aqueça o forno a 220ºC. Unte dois pirex ou ramekins médios (ou 3 pequenos ou 1 grande). Eu prefiro fazer 2 ou 3 pães menores do que 1 enorme. É importante que a forma seja de vidro ou louça.

5. Divida a massa em dois (ou três ou não divida) e coloque cada pedaço em uma tigela untada. Espere crescer por 30 minutos.

5. Coloque no forno. Asse por 10 minutos. Reduza a temperatura para 190ºC e asse por mais 22 a 25 minutos. Retire do forno e desenforme o pão. Deixe esfriar em uma grelha.

Já fiz outras variações desse pão colocando salsinha, manjericão, hortelã na massa. A foto de cima é desse pão com ervas.

A receita em inglês você encontra aqui. Obrigada, Rê, pela dica.

O jogo americano de onça verde é do #obelonopapel.

 

PãesReceitas

PriBorges • 31/05/2014


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Trembom 01/06/2014 - 10:15 Reply

    Os pães que fermentam por longo tempo tendem a ter uma sabor especial. Agora, é bom saber que se tem à mão uma receitinha mas rápida, para uso mais imediato.

    • priborges 01/06/2014 - 13:49 Reply

      realmente a fermentação longa dá outro sabor. Mas esse rapidinho surpreende, é a recompensa imediata.

  2. Heloisa B. 06/11/2016 - 14:44 Reply

    Fiz hoje e ficou demais!

Deixe uma resposta