Labneh (ou Coalhada Seca)

Faço já há algum tempo e com certa frequência coalhada seca, mas nunca deixo ela temperada de antemão. Até que via postagem da Mari no blog dela sobre o labneh e me dei conta de que a minha simples coalhada seca poderia ganhar um novo status. O processo é simples, mas demorado. Não tem muito o que fazer, mas é preciso esperar o soro sair do iogurte para você ter a coalhada e isto só o tempo é capaz de fazer. Pois bem, se programe e você terá um delicioso labneh por dias na sua geladeira.

A Mari fez a partir de iogurte, mas eu fiz a partir do kefir. Kefir é uma colônia de microorganismos que quando colocada no leite faz um processo de fermentação. Pois bem, o processo com o kefir é simples. Coloque sua colônia de kefir dentro de 1 litro de leite e espere 24h para ocorrer a fermentação. Coe o kefir, preservando os grãos para que você possa continuar fermentando outros leites. Coloque um coador de tecido em cima de uma jarra e despeje o leite fermentado no coador. Aguarde 24 horas e veja se já saiu bastante soro e se no coador você já tem uma pastinha suficientemente consistente para modelar bolinhas. Se ainda estiver mole, aguarde mais algumas horas. Quando estiver no ponto separe um pote e vá fazendo bolinhas com uma colher. Coloque as bolinhas no pote e tempere com ervas, pimentas variadas, semente de coentro e sal. Complete o pote com azeite e coloque na geladeira. Espere pelo menos um dia para comer, o sabor de tudo vai sendo apurado com o passar do tempo, não tenha pressa.

Se você não tem kefir em casa, pode fazer com iogurte. Veja lá no site da Mari todo o processo para fazer seu próprio iogurte e depois transformá-lo em labneh.

Se você não tem kefir e gostaria de ter, o único modo de conseguí-lo é por meio de doações. Existem comunidades na internet e no facebook de doadores de kefir. Foi assim que eu consegui o meu.

 

 

Receitas

PriBorges • 25/05/2014


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta