Bolo de Pêssego

Acho engraçado como os pêssegos em calda saíram de moda. Chega ser retrô servi-los de sobremesa com creme de leite. Quando eu era criança, nos anos 80, pêssego em calda com creme de leite era uma sobremesa deliciosa. Depois, chique era creme de papaia com cassis, petit gâteau e foram esquecendo o pêssego em calda. A única chance dele aparecer é no Natal, junto com o peru, que infelizmente no Brasil só se vende em dezembro. Se você recebe cesta de natal da firma, provavelmente já teve que se virar para gastar a lata de pêssego que vem nela. Pois é, esse bolo surgiu da necessidade de gastar uma lata de pêssego. O bolo originalmente é para ser feito com fruta fresca, então ele aceita coisas úmidas que vão soltar um pouco de líquido na massa. Recomendo muito, pois além da massa ser uma delícia, a receita é pequena e isso é fundamental para um bolo de fruta que não dura muitos dias.

1/4 xícara de manteiga
raspas de um limão
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos
3/4 xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
1 1/2 colher de chá de fermento químico
2 xícaras de pêssegos picad0s (ou qualquer outra fruta)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma ou uma panela que possa ir ao forno de aproximadamente 25 cm de diâmetro (a receita original fala em 20cm, mas eu achei pequena, minha massa transbordou da primeira vez que eu fiz usando esse tamanho. Por isso recomendo uma forma um pouco maior).

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro. Pode ser na mão ou com batedeira. Acrescente a casca de limão, o extrato de baunilha e os ovos. Coloque um ovo de cada vez e misture após cada um. Em outro recipiente misture a farinha, o sal e o fermento. Coloque a mistura líquida no recipiente com a farinha e misture até que fique homogêneo. Coloque a massa na forma, as frutas por cima e depois polvilhe a mistura de açúcar mascavo com canela nas frutas. Asse por 30 minutos ou até o bolo ficar corado.

BolosReceitas

PriBorges • 01/02/2014


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta