4

Bolo de Banana Integral

Outro dia minha cunhada compartilhou um bolo de maçã com açúcar mascavo e farinha integral que ela tinha feito e a foto estava linda. Mas eu estava com vontade era de um bolo de banana. Usei a receita dela como inspiração, mas a verdade é que eu alterei um tanto de coisas, por isso, estou colocando aqui a receita do jeito que eu fiz. Ficou uma delícia, pois além da banana picadinha, tem uma banana batida na massa do bolo que deixa um gosto de banana bem forte!

(Ah, eu usei farelo de trigo junto com a farinha branca ao invés de farinha de trigo integral, mas se você quiser pode substituir as duas coisas por farinha integral. Claro que também pode usar só farinha branca, mas eu recomendo a integral ou o farelo, pois as fibras fazem bem para a sua saúde.)

– 4 ovos
– 1/2 xícara de óleo
– 1 1/2 xícara de açúcar mascavo
– 4 bananas nanicas (ou caturra)
– 1/4 xícara de leite
– 2 colheres de chá de canela
– 1/4 colher de chá de noz moscada
–  1 1/2 xícara de farinha de trigo
– 1/2 xícara de farelo de trigo
– 1 colher de fermento químico (https://www.youtube.com/watch?v=y7tKUO0zJSY)

Unte uma forma com manteiga e farinha. Pré-aqueça o forno à 200°C, forno médio.

Bata no liquidificador os ovos com o óleo. Com o liquidificador ligado, acrescente o açúcar, depois uma banana e o leite.

Em uma tigela misture a canela, noz moscada, farinha, farelo de trigo, fermento e as 3 bananas restantes picadas. Coloque a mistura nas laterais da tigela, abrindo um buraco no centro. Nele, despeje a mistura pastosa batida no liquidificador. Misture tudo até os ingredientes serem incorporados à massa. Coloque na forma untada e asse por 40 minutos.

BolosReceitas

PriBorges • 19/01/2014


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Daniela campelo 06/03/2014 - 21:34 Reply

    Adorei! Ando viciada num bolo de banana sem farinha q aprendi a fazer. Duas bananas super maduras, um quarto de xícara de azeite, uma xícara de aveia, um punhado de passas, dois ovos e uma colher de fermento. A receita não pede açúcar, mas eu coloco duas colheres de mascavo e mesmo assim fica bem pouco doce. A receita tb não manda, mas eu ponho canela, pq adoro. Bate-se tudo no liqüidificador (as passas podem ficar por ultimo se preferir). O fermento ponho no final pra não bater muito. Aí é só assar! Êh uma massa bem grossa e rende um bolo bem pequeno (use forma bem pequena, daquelas retangulares) mas muito bom e uma textura ótima. 😉

    • gugomes 08/03/2014 - 16:08 Reply

      Ei, Dani, tudo bem?!
      A sua receita parece excelente. Vou falar pra Pri fazer (ela é a chefe do departamento de bolos por aqui).
      Beijo!

  2. Dani Campelo 17/03/2014 - 16:46 Reply

    hahahahah tá certo!!
    Eu tenho feito esse bolo toda semana. E nunca sobra (até ´q ele é bem pequeno mesmo hihihi)

    • priborges 21/03/2014 - 17:28 Reply

      já fizemos. ficou ótimo!

Deixe uma resposta