2

Nhoque (aka gnocchi) de batata-doce

“Nhoque” é uma palavra muito maneira. Ela é legal de falar e legal de escrever. Não sei por quê eles insistem em escrever “gnocchi” nos restaurantes. Quantas oportunidades na vida a gente tem de escrever uma palavra que começa com o dígrafo Nh? “Nha Chica”, “nhonhô”? Tem que aproveitar.

Nosso nhoque é inspirado numa receita do Gordon Ramsey, que você pode encontrar aqui. Claro que fizemos algumas modificações, a começar por acrescentar um “-doce” às batatas dele.

Nhoques são feitos tradicionalmente com batata, mas você encontra várias variações por aí: nhoque de abóbora, nhoque de mandioquinha (aka batata-baroa, aka cenoura amarela), nhoque de farinha (daqueles que você encontra no supermercado) etc. Então trocar batata por batata-doce não é nenhum escândalo. Aliás, o de mandioca é forte candidato para a próxima edição.

– 1 batata-doce grande cozida.
– 50 g de ricota (ideia genial do nosso amigo) picada (a nossa ricota não era tão mole quanto à dele). Outros queijos podem ser testados. Outras coisas picadas podem ser interessantes.
– 1/2 xícara de farinha de trigo branca, normal.
– 1 ovo (a gente não bateu não, jogou lá direto (frescura da porra).
– temperos a gosto, mas com liberalidade, por favor (deixe seu nhoque com pintinhas escuras, vai por mim): noz-moscada, canela, pimenta verde, pimenta branca e estragão.
sal.

O processo é bem mais simples do que se pode pensar à primeira vista. É definitivamente mais fácil do que fazer macarrão. Cozinhe a batata e depois esprema com um daqueles utensílios maneiros de fazer purê ou do jeito que você conseguir. Amasse bem até ficar um purê homogêneo e daí misture a ricota e os temperos. Abra um buraco no meio do seu purê, polvilhe a farinha uniformemente (o buraco é para o ovo, portanto, não encha ele de farinha) e coloque o ovo você já sabe onde. Aí comece a misturar tudo com as mãos até virar uma bola uniforme, mas sem sovar demais; é o mínimo possível pra conseguir a bola. Se precisar (ou seja, se estiver grudando demais na sua mão) coloque um pouco mais de farinha.

nhoque massaFeito isso, passe um pouco de farinha numa faca e corte a massa em 2 ou 3 pedaços iguais. Pegue o primeiro, enrole-o tipo massinha até ficar com o diâmetro de um… dedo de neandertal mais ou menos. Mais farinha na faca agora para cortar os seus nhoques no tamanho que você conhece (ou quiser). O Gordon sugere que você aperte cada um deles com um dedo bem no meio. Esse buraquinho faz com que o nhoque pegue mais molho (a ideia é ótima, recomendo). Repita isso para os outros pedaços de massa e vá enfileirando seus nhoques numa tábua ou travessa.

Você precisa fazer um molho, evidentemente. O Ramsay fez um molho de ervilhas mega sem graça. Não recomendo. A gente fez um de cogumelos frescos e cebolas com páprica, um pouquinho de conhaque, molho inglês, um golinho de creme de leite fresco, raspas de limão, especiarias e cebolinha (é tipo estrogonofe, ou stroganoff, com “a” mesmo, como pedem os cardápios). Guarde a água em que você cozinhou a batata para fazer no molho, assim você ganha um pouco de amido para engrossá-lo. Ah! Leia a receita toda até o final antes de começar a fazer a comida, assim você não joga a água da batata fora antes de descobrir que você podia utilizá-la no molho.

nhoque tostadoBom, você vai cozinhar seus nhoques em água com um pouco de sal e azeite. É aquele processo típico: a hora em que eles boiarem estão cozidos. Vai ser rápido. Agora vem outra parte muito maneira conforme a sugestão do Sr. Ramsay: ponha uma gota de óleo numa frigideira teflon (você pode ir repondo a cada leva, use bem pouco mesmo), escorra seus nhoques e toste-os dos dois lados.

Junte o molho e deleite-se (aqui ainda rolou um queijinho pecorino ralado). Segundo consta, a receita dá para 4 pessoas. Se vocês forem duas, então você pode congelar metade (afinal, ainda não inventaram o meio-ovo e, portanto, você não vai conseguir fazer meia receita e nem conseguir comer tudo sozinho). Arrume uma ou duas bandejinhas de isopor recicladas (aquelas do presunto), coloque um pouco de farinha e espalhe seus nhoques. Se precisar, coloque um saco plástico e faça outra camada. Coloque filme de PVC, e freezer.

 

nhoque prato

Depois é só começar a planejar qual é a próxima planta que você vai colocar no seu nhoque. A ideia é nunca mais fazer outro igual.

MassasReceitas

GuGomes • 21/09/2013


Previous Post

Next Post

Comments

  1. JOSY 26/02/2016 - 23:11 Reply

    Estou simplesmente chocada, conheci o blog hoje fiz a receita e fico sensacional.
    E só para constar achei o nome do blog de mais, parabéns.

    • PriBorges 27/02/2016 - 01:19 Reply

      Que bom que você gostou e voltou pra contar, Josy! Ficamos felizes!

Deixe uma resposta