Frango crocante e curry de legumes

Não gosto dessa foto da mesa, mas ela vai entrar aqui porque a coisa mais impressionante desses pratos é a combinação deles. E olha que cada coisa foi inspirada em um prato diferente. O curry e o arroz foram feitos mais ou menos de acordo com uma receita do Jamie Oliver. O frango foi inspirado em um frango que minha mãe fazia e que outro dia lembrei dele ao ver a Palmirinha fazer parecido. Mas a verdade é que o processo de criação em cima desse frango foi grande e ele tem pouco de suas referências.

O cravo dá um leve sabor ao arroz que combina demais com o curry, que fica sensacional com o coco crocante no frango temperado com feno grego, pimenta verde e limão. Sério, não economize no tempo em que o frango ficará marinando, isso faz toda a diferença. Escrevi o preparo de cada coisa separadamente, mas é claro que você deve ir fazendo tudo ao mesmo tempo na cozinha. Não escrevi como fazer tudo junto, nem por onde começar porque eu não sou o Jamie Oliver e agora já não tenho ideia de como tudo foi ficando pronto!

arrozcravoArroz com cravo (para dois):

– 1/2 xícara de arroz
– 1 e 1/2 xícara de água quente
– 4 cravos inteiros
– sal à gosto (de preferência pouco)

Coloque a água para esquentar. Pegue uma panela pequena, coloque o arroz , os cravos e o sal. Quando a água ferver, coloque 1 e 1/2 xícaras de água na panela. Deixe o arroz cozinhando em fogo baixo com a tampa aberta. Só tampe a panela quando a água tiver baixado bem e chegado no nível do arroz. Espere a água secar, verifique se o arroz está cozido. Se precisar coloque mais um pouco de água. Vá com cuidado na água acrescentada para não colocar demais e o arroz empapar. Assim que estiver bom, desligue o fogo e está pronto para servir.

curryCurry de legumes 

– 1 cebola cortada em cubos
– 1 pedaço de abóbora de pescoço cortada em cubos
– 1/3 de uma couve-flor cortada grande, basta separar as inflorescências
– 1/2 xícara de grão de bico pré-cozido
– 1 ramo de coentro (separe as folhas dos caules e pique o caule bem pequeno)
– 1 colher de sopa de curry em pó
sal à gosto
água quente
– um pouco de óleo para refogar
– 1 colher de sopa de creme de leite ou iogurte

Em uma panela grande coloque o óleo e espere esquentar um pouco. Jogue a cebola em cubos e refogue. Quando ela estiver começando a dourar, coloque a abóbora, a couve-flor e o grão de bico. (Eu cozinhei o grão de bico de véspera só com água na panela de pressão. Você pode comprar grão de bico em lata já cozido se preferir ter menos trabalho.) Coloque a colher de curry em pó, o caule do coentro picadinho e misture tudo. Coloque água quente na panela até que mais ou menos metade dos legumes fique na água. Adicione sal, tampe a panela e cozinhe até que os legumes estejam moles. Desligue o fogo e acrescente a colher de creme de leite ou iogurte. Misture amassando um pouco os pedaços de abóbora para ter diferentes texturas.

frango crocante

Frango crocante

Para marinar de véspera:
– 4 ou 6 sobrecoxas de frango sem pele
– 3 colheres de chá (ou um bom tanto) de pimenta verde em grão macerada no pilão
– 1 colher de chá de feno grego em grão macerado no pilão
– raspas da casca de 1 limão
suco de 1 limão
– um pouquinho de pimenta calabresa
– 2 dentes de alho

Cooque tudo em uma vasilha ou em um saco e deixe na geladeira de um dia para o outro. Desse jeito o frango pega o maior sabor!

Para a crosta crocante:
– 3/4 xícara de flocão de milho para cuscuz
– 1/2 xícara de coco ralado médio para fino
– 1 ovo batido

Aqueça o forno em temperatura alta. Misture o flocão de milho para cuscuz e o coco em uma tigela. Quebre o ovo em um prato fundo e bata com um garfo. Deixe um tabuleiro que irá ao forno com o frango do seu lado. Pegue cada pedaço de frango, passe no ovo dos dois lados e depois coloque na tigela do flocão com coco para empanar de todos os lados. É importante que a crosta fique bem grossa e uniforme em todo o pedaço de frango. Vá colocando os pedaços empanados no tabuleiro. Quando acabar coloque o tabuleiro no forno e asse o frango por 1 hora.

CarnesReceitas

PriBorges • 06/09/2013


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta