4

Cotechino com Lentilhas

Resolvemos fazer um cotechino conforme la ricetta questa volta. Nossa primeira experiência com esse… esse… salame (acho que é o melhor jeito de se referir a ele) foi neste post aqui. A gente não sabia o que era e eu acabei violando a embalagem antes do tempo. Fizemos assado pra ver no que dava. Ficou gostoso, mas muito forte se comparado com o modo correto de prepará-lo.

Dessa vez, para não errar em nada, resolvemos consultar os especialistas. Achei essa receita num site chamado Giallo Zafferano. Nem vou gastar tempo aqui repetindo todo o processo. Tem um vídeo maneiro que você vai entender muito bem. Como diz uma professora minha “o italiano não é uma língua bárbara.” Vai rolar, acredite em mim.

A única coisa que eu mudei um pouco foi a lentilha. A minha ficou mais temperada com a adição de um pouco de manjerona, uma colherinha de curry, noz moscada, canela, semente de coentro e pimenta moída (rosa + preta + branca). Também pus uma colherinha de açúcar na hora de refogar cebola e alho.

O cotechino é para ser cozido dentro da embalagem plástica mesmo. Ele fica mais gostoso assim do que assado como a gente fez da primeira vez. A receita até fala para você recuperar um pouco da gordura que vem dentro da embalagem. Faça isso mesmo, mas não para comê-la (você não vai ganhar nada com isso), mas sim para jogá-la fora em um local apropriado (e, portanto, não na sua pia). A gente comeu só cotechino e lentilhas mesmo. Acho que já fica de bom tamanho; purê de batata ou arroz não me parece necessário aqui.

Bom proveito!

CarnesReceitas

GuGomes • 24/08/2013


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Katia Lima 12/09/2013 - 16:42 Reply

    Boa noite, comentei o cotechino que vocês fizeram na vez anterior. Desta vez vocês acertaram… É realmente simples de cozinhar, como eu tinha falado.
    Em matéria de receitas italianas o giallozafferano é um site completo, eu o consulto sempre. Algumas receitas as faço bem e outras nem tanto, mas o que importa é a intenção.
    Fico contente que vocês gostaram.
    Não sei se encontrarão aí o “zampone” que também é bom. Entre um e outro, eu prefiro o cotechino (tanto um quanto o outro são pratos invernais e aqui se encontra mais facilmente na época do Natal)
    Abraços
    Katia

    • priborges 12/09/2013 - 19:59 Reply

      Oi, Katia! Viu só, aprendemos com você. No dia que compramos o segundo cotechino vimos o zampone no supermercado, ficamos em dúvida, mas antes de experimentar um novo decidimos fazer corretamente o primeiro. Ficou ótimo, não tem segredo. Bom saber que o giallozafferano é um site legal, foi pura sorte termos andado por lá. Vou olhar mais as receitas italianas dele!
      um abraço
      Priscila

  2. Fabiana 31/12/2015 - 04:39 Reply

    Oi pessoal eu moro na Itália ,sou cozinheira e formada em Chef de confeitaria . Sigo muito a Sonia (a apresentadora de Giallo Zafferano) porque ela sabe explicar em um modo simples as receitas difíceis. Hoje achei esse site de vcs porque procurava uma receita brasileira para fazer lentilhas rsrs acabei caindo nessa que é italiana. Farei a meu modo mas valeu. Um abraço e feliz ano novo pra todos . Fabiana

    • GuGomes 31/12/2015 - 10:15 Reply

      Pois é, a Sonia resolveu todas as nossas dúvidas. Foi ótimo.
      Bom ano novo pra você também!

Deixe uma resposta