Curry de quiabo com espinafre

Não sei dizer exatamente qual foi a inspiração para fazer isso. A refeição seria um peito de peru recheado, daqueles que só vendem ao redor do natal, congelados (no supermercado que a gente frequenta tem uns até hoje; o maldito é tão gostoso que a gente deixa um no freezer e toda vez que faz, a gente compra outro pra repor; sei lá porque só se come peru nesse país no natal; outro que sofre é o panetone). Resolvemos fazer um arroz de jasmim e um curry simples para acompanhar (como se fosse o feijão, sabe como é a necessidade de um caldinho).

Outra inspiração vem dos curries que a gente come no Buffet Bhagwan (restaurante excelente aqui de BH). Eles são espessos e cremosos. Resolvi tentar chegar perto daquela textura.

(Curiosidade: estudando curry, descobrimos que existem várias receitas; os mais tradicionais são amarelos porque levam curcuma, mas tem curry verde, vermelho, etc. A gente usou curry normal, mas deu para sacar que o curry de espinafre do Bhagwan não leva curcuma, pois ela não deixa ficar verde. Um dia desses a gente tenta fazer um curry de outra cor, sem curcuma.)

Pois bem, veja o que utilizamos.

– 3 batatas
– 1 cenoura
– 1 cebola
– 6 dentes de alho
– 1 maço de espinafre
– 10 quiabos
– 2 colheres de sopa de curry em pó
– 1 colher de sopa de sementes de mostarda
– 1 colher de chá de cominho esmagado (extra; adoro cominho)
– 5 folhas de louro
sal
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1/2 lata de creme de leite

Primeira parte: cozinhe as batatas em água fervente enquanto você prepara o restante dos ingredientes (cerca de 15 minutos). Pique tudo; você pode deixar o quiabo para o final. O quiabo você quer em rodelas; não desperdice a baba, por favor.

Segunda parte: comece refogando o alho e a cebola na manteiga. Depois acrescente a batata e a cenoura e os temperos todos e água quente. Daí deixe esse negócio cozinhar bastante, até amolecer os legumes. Deve levar uns 20 minutos mais ou menos. Perto do final, prepare os quiabos e bata o espinafre num processador ou liquidificado. Agora faça uma papinha de nenê. Você pode usar um garfo, um amassador de batatas ou um minipimer (ponto pra esse negócio).

Terceira parte: acrescente o espinafre moído e os quiabos e deixe cozinhar por mais uns 5 a 10 minutos (o tempo do quiabo dar uma cozinhada e a mistura ficar homogênea). Acerte o sal. Desligue o fogo e coloque o creme de leite aos poucos.

Receitas

GuGomes • 23/02/2013


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta