Ovos nevados

Leve, refrescante e não muito doce. O mais interessante dessa sobremesa é a sensação de estar comendo nuvens. Além disso é ótima receita para aproveitar as claras que sobram de pratos que levam só a gema. O sabor do creme branco que envolve as claras pode variar conforme o seu gosto, nós não usamos, mas o mais comum é ser um creme com canela. Também deve ficar excelente com capim limão. É possível engrossar o creme com gemas (ao invés de usar amido de milho) se você tiver alguma disponível, não era o nosso caso.

– 1 litro de leite
– 6 claras
– 2 colheres de sopa de açúcar
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher de café de essência de baunilha
– 1 colher de café de essência de amêndoa
– Raspas da casca de 1 limão
– 2 colheres de sopa de alfazema
– 1 colher de chá de amido de milho

1. Numa panela grande aqueça o leite sem deixar ferver.

2. Enquanto o leite aquece, separe as claras das gemas e bata as claras em neve com 2 colheres de sopa de açúcar. Durante esse processo fique de olho no leite para ele não ferver e derramar.

3. Panela em fogo baixo, com duas colheres vá pegando as claras e fazendo bolinhos ovalados passando a clara de uma colher para a outra. Coloque os bolinhos de clara para cozinhar no leite. Encha a superfície do leite de bolinhos de clara, cozinhe por 10 segundos, vire todos eles e cozinhe por mais 10 segundos. Com uma escumadeira, retire só os bolinhos de clara e coloque na vasilha que irá servir o doce. Repita o processo até acabar com a clara em neve.

4. Faremos o creme utilizando o leite no qual as claras foram cozidas. Acrescente na panela, uma lata de leite condensado, a essência de baunilha, essência de amêndoa, raspas de limão, alfazema e deixe ferver bastante para reduzir essa mistura. No início o creme é bem líquido e ferve sem espirrar. Na medida em que é reduzido ele começa a espirrar e passa a ser necessário mexer constantemente com uma colher. Nessa hora, dissolva 1 colher de chá de amido de milho em um pouquinho de leite frio. Depois coloque essa mistura no creme mexendo o tempo inteiro até a mistura engrossar. A ideia é conseguir a textura de um creme de gemas mole, não deve ficar muito duro, pois a função dele é ser a calda das claras cozidas. Espere esfriar, se estiver com pressa, coloque a panela com o creme dentro de uma tigela com gelo. Quando o creme estiver quase frio, derrame por cima das claras. Cubra a tigela com plástico filme e coloque na geladeira. Sirva gelado.