2

Ovos nevados

Leve, refrescante e não muito doce. O mais interessante dessa sobremesa é a sensação de estar comendo nuvens. Além disso é ótima receita para aproveitar as claras que sobram de pratos que levam só a gema. O sabor do creme branco que envolve as claras pode variar conforme o seu gosto, nós não usamos, mas o mais comum é ser um creme com canela. Também deve ficar excelente com capim limão. É possível engrossar o creme com gemas (ao invés de usar amido de milho) se você tiver alguma disponível, não era o nosso caso.

– 1 litro de leite
– 6 claras
– 2 colheres de sopa de açúcar
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher de café de essência de baunilha
– 1 colher de café de essência de amêndoa
– Raspas da casca de 1 limão
– 2 colheres de sopa de alfazema
– 1 colher de chá de amido de milho

1. Numa panela grande aqueça o leite sem deixar ferver.

2. Enquanto o leite aquece, separe as claras das gemas e bata as claras em neve com 2 colheres de sopa de açúcar. Durante esse processo fique de olho no leite para ele não ferver e derramar.

3. Panela em fogo baixo, com duas colheres vá pegando as claras e fazendo bolinhos ovalados passando a clara de uma colher para a outra. Coloque os bolinhos de clara para cozinhar no leite. Encha a superfície do leite de bolinhos de clara, cozinhe por 10 segundos, vire todos eles e cozinhe por mais 10 segundos. Com uma escumadeira, retire só os bolinhos de clara e coloque na vasilha que irá servir o doce. Repita o processo até acabar com a clara em neve.

4. Faremos o creme utilizando o leite no qual as claras foram cozidas. Acrescente na panela, uma lata de leite condensado, a essência de baunilha, essência de amêndoa, raspas de limão, alfazema e deixe ferver bastante para reduzir essa mistura. No início o creme é bem líquido e ferve sem espirrar. Na medida em que é reduzido ele começa a espirrar e passa a ser necessário mexer constantemente com uma colher. Nessa hora, dissolva 1 colher de chá de amido de milho em um pouquinho de leite frio. Depois coloque essa mistura no creme mexendo o tempo inteiro até a mistura engrossar. A ideia é conseguir a textura de um creme de gemas mole, não deve ficar muito duro, pois a função dele é ser a calda das claras cozidas. Espere esfriar, se estiver com pressa, coloque a panela com o creme dentro de uma tigela com gelo. Quando o creme estiver quase frio, derrame por cima das claras. Cubra a tigela com plástico filme e coloque na geladeira. Sirva gelado.

ReceitasSobremesas

PriBorges • 03/02/2013


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Mariza Monteiro Borges 04/02/2013 - 01:01 Reply

    Minha avó Rosa fazia essa sobremesa, OVOS NEVADOS ou ÎLES FLOTTANTES, com pequenas diferenças nos ingredientes. O creme era engrossado com algumas gemas e não levava leite condensado. Eu adorava, fiz poucas vezes em nossa casa, meu eterno regime não me permitia extravagancias. Tenho a receita dela…

    • priborges 04/02/2013 - 12:01 Reply

      o tradicional é fazer creme de gemas com açúcar e canela, devia ser essa a receita da vó Rosa. Me mande, quero ter! O creme com leite condensado, amido de milho, limão e alfazema foi invenção nossa mesmo. Pena que essas receitas foram se perdendo com os anos. Quem faz ovos nevados hoje? Acho que só restaurante português! Outra receita que eu vou resgatar e postar é do doce de abacaxi da vó Eny que era sempre esperado nas nossas festas de família.

Deixe uma resposta