2

Bolo de Chocolate

Domingo, 21 horas, lá fui eu fazer um bolo rapidinho para comer antes de ir dormir. Procurei uma receita fácil e simples de bolo de chocolate entre as minhas receitas e descobri que eu não tinha nada já aprovado. Um absurdo eu não ter uma boa receita de bolo simples de chocolate. Peguei um livro da Magnólia e todas as receitas de bolo de chocolate dela são feitos com chocolate em barra derretido. Como eu não tinha chocolate em barra, nem açúcar mascavo, meu bicarbonato de sódio estava vencido e não existe buttermilk no Brasil (todos ingredientes pedidos na receita), o jeito foi inventar uma receita baseada na do livro. Ficou ótima, mas não tem nada a ver com a receita original. Acho que posso dizer que essa é minha mesmo.

– 2 xícaras de farinha
– 1 colher de chá de fermento
– 2/3 de xícara de margarina amolecida
– 1 xícara de açúcar
– 4 ovos
– 1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar
– 1 xícara de leite com gotas de 1/4 de limão dentro (a ideia é talhar o leite)
–  1 colher de café de extrato de baunilha
– 1 colher de café de extrato de amêndoas (se não tiver, pode substituir por baunilha)

Pré-aqueça o forno em temperatura média. Prepare a forma que você for usar. Pode ser uma forma grande untada ou pequenas forminhas como eu fiz. Rende umas 15 forminhas de muffins lotadas ou umas 15 cheias.

Em uma tigela pequena misture a farinha, o fermento e o cacau em pó.

Em uma tigela grande ou média coloque a margarina e o açúcar. Bata até ficar um creme claro. Se você usar a batedeira será mais rápido, mas dá pra bater na mão, é um ótimo exercício para os braços. Adicione um ovo de cada vez e bata após cada um deles. Depois você deverá colocar alternadamente os ingredientes secos da tigela pequena e o leite talhado misturando (não precisa bater) após cada um deles. Faça isso em três etapas, isto é, 1/3 da farinha com cacau e fermento, depois 1/3 do leite, repita 3 vezes até colocar tudo. Por último adicione os extratos de baunilha e amêndoas.

Coloque a massa nas formas e coloque no forno para assar em temperatura média por 20 a 25 minutos. Faça o teste do palito para saber se o centro do bolo está assado. Insira um palito no centro do bolo, se ele sair limpo é sinal que o bolo está pronto. Se sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco.

BolosChocolateReceitas

PriBorges • 18/08/2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Renata 18/08/2012 - 20:37 Reply

    Pri! Pra fazer buttermilk é só colocar 1 xíc de leite + 1 colher sopa de vinagre e deixar descansar por uns 10 minutos. Beijos!

    • priborges 18/08/2012 - 20:57 Reply

      boa dica! com limão também funciona. beijos

Deixe uma resposta