Peixinho da Horta

peixinho da horta mordido

Achamos no supermercado uma folhinha com um nome peculiar: “Peixinho da Horta”. Na embalagem não tinha nada escrito, mas trouxemos assim mesmo, com a certeza de que encontraríamos na internet alguma informação.

Pois bem, o Peixinho da Horta é uma folha aveludada também conhecida como Lambari de Folha e Orelha de Coelho, cientificamente é chamada Stachys Lanata. Seu tamanho, formato e forma de preparo (empanada) faz com que ela pareça um peixinho frito, vem dai o nome.

Como é de se esperar, as semelhanças estão apenas no plano visual, a folhinha não tem gosto de peixe, mas fica interessante empanada. Como eu não sou de frituras, fiz o peixinho empanado só pra experimentar e comi o resto das folhas na salada. Tem um gosto peculiar, não muito forte, mas eu não saberei descrever. Mas o divertido é ver a folha virar um peixe empanado.

O preparo é simples. Se você já tiver uma boa receita de empanado tipo “tempura” basta fazê-la e usar o Peixinho da Horta. Se você não tiver, ai vai uma receita básica.

– 1/2 xícara de farinha de trigo
–  1/2 xícara de água gelada
– 1 colher de sopa de maizena
– 1/4 colher de chá de fermento
– 1 pitada de sal

Lave e seque as folhas.

Misture os ingredientes para o empanado em uma tigela, esquente a frigideira, coloque um pouco de óleo e um pouco de margarina (o suficiente para cobrir o fundo da frigideira, mas não precisa colocar óleo demais pois a fritura não será por imersão).

Passe os dois lados da folha na massa, cobrindo toda a folha de massa e coloque-a na frigideira. Deixe dourar de um lado, depois vire para dourar do outro. Retire a folha empanada da frigideira e coloque sobre um papel toalha para absorver o excesso de gordura. Você pode fazer várias de uma vez, mas não sobreponha as folhas na frigideira.

Depois é só jogar um pouquinho de sal por cima de todas e comer o Peixinho da Horta.

 

Receitas

PriBorges • 08/08/2012


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta