3

Peixinho da Horta

peixinho da horta mordido

Achamos no supermercado uma folhinha com um nome peculiar: “Peixinho da Horta”. Na embalagem não tinha nada escrito, mas trouxemos assim mesmo, com a certeza de que encontraríamos na internet alguma informação.

Pois bem, o Peixinho da Horta é uma folha aveludada também conhecida como Lambari de Folha e Orelha de Coelho, cientificamente é chamada Stachys Lanata. Seu tamanho, formato e forma de preparo (empanada) faz com que ela pareça um peixinho frito, vem dai o nome.

Como é de se esperar, as semelhanças estão apenas no plano visual, a folhinha não tem gosto de peixe, mas fica interessante empanada. Como eu não sou de frituras, fiz o peixinho empanado só pra experimentar e comi o resto das folhas na salada. Tem um gosto peculiar, não muito forte, mas eu não saberei descrever. Mas o divertido é ver a folha virar um peixe empanado.

O preparo é simples. Se você já tiver uma boa receita de empanado tipo “tempura” basta fazê-la e usar o Peixinho da Horta. Se você não tiver, ai vai uma receita básica.

– 1/2 xícara de farinha de trigo
–  1/2 xícara de água gelada
– 1 colher de sopa de maizena
– 1/4 colher de chá de fermento
– 1 pitada de sal

Lave e seque as folhas.

Misture os ingredientes para o empanado em uma tigela, esquente a frigideira, coloque um pouco de óleo e um pouco de margarina (o suficiente para cobrir o fundo da frigideira, mas não precisa colocar óleo demais pois a fritura não será por imersão).

Passe os dois lados da folha na massa, cobrindo toda a folha de massa e coloque-a na frigideira. Deixe dourar de um lado, depois vire para dourar do outro. Retire a folha empanada da frigideira e coloque sobre um papel toalha para absorver o excesso de gordura. Você pode fazer várias de uma vez, mas não sobreponha as folhas na frigideira.

Depois é só jogar um pouquinho de sal por cima de todas e comer o Peixinho da Horta.

 

Receitas

PriBorges • 08/08/2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Abigail Q. Pereira 19/04/2016 - 13:27 Reply

    Quando eu era pequena, minha mãe fazia para comermos e nunca mais vi essa hortaliça. Morro de vontade de comê-la, mas não encontro em nenhum lugar. Vocês poderiam me dar, nem que seja uma sementinha dela? Já passei dos sessenta anos, mas a lembrança da minha mãe fritando essa hortaliça está viva na minha lembrança.. Abraços!

    • GuGomes 07/05/2016 - 23:15 Reply

      Puxa, Abigail. Nós não temos a planta. Encontramos certa vez no supermercado (em Belo Horizonte), mas realmente não é algo que aparecia com muita frequência. Eu me lembro que ela vinha num desses pacotes pequenos, de vegetais orgânicos. Talvez algum comerciante de produtos orgânicos da sua cidade possa saber se ela existe aí por perto. Será que não?
      Um abraço!

    • damazio 01/08/2016 - 20:16 Reply

      no mercado livre vende as sementes ,,, baratinho …aí é só plantar num canteiro ou mesmo em vasos…terás para toda a vida …

Deixe uma resposta