1

Pão de cereja

Esse é um pão inspirado nos pães sem sova do livro da Nancy BaggettKneadlessly simple. Para saber mais sobre o livro e a adaptação que tenho feito veja um post antigo sobre o pão sem sova adaptado ao Brasil.

– 2 1/4 xícara de farinha, mais 2/3 xícara de farinha na segunda etapa.
– 3/4 colher de chá de sal
– 1 colher de chá de fermento biológico seco (Cuidado: Diferenças de temperatura e pressão entre os lugares podem pedir uma adaptação na receita. Em Brasília e nos EUA essa medida funciona, em São Paulo e BH eu tive que diminuir a quantidade de fermento para 1/2 de colher de chá de fermento.)
– 1 xícara de água gelada e calda de um vidrinho (de 200g) de cereja ao marrasquino (coloque toda a calda da cereja de um vidrinho num copo de medida e complete com água para alcançar 1 xícara de líquido. É interessante pois deixa a massa com uma linda cor rosa, como ela é muito doce, não precisa adicionar mais nada de açúcar.)
– 3 1/4 colheres de sopa de vodca
cereja ao marrasquino de um vidrinho (200g) picada.
óleo vegetal para untar
– 5 colheres de sopa de manteiga ou margarina derretida e levemente resfriada
– 1 ovo
raspas da casca de uma laranja
açúcar de confeiteiro com um pouco de suco de laranja e água de flor de laranjeira para a cobertura do pão

Primeira etapa:
Numa tigela grande misture a 2 1/4 xícara de farinha, o sal e o fermento. Jogue vigorosamente os líquidos: a água gelada com calda de cereja e a vodca. Misture bem com uma colher grande (de pau) ou um pão duro até que todos os ingredientes fiquem bem misturados. Se a mistura estiver muito seca coloque um pouco mais de água, mas cuidado para não molhar demais a massa! Se estiver muito mole, coloque mais farinha. A massa deve ser firme, mas não muito dura e difícil de misturar. Coloque as cerejas picadas na massa e dobre a massa incorporando as cerejas à ela. Passe óleo vegetal na superfície da massa para que ela não resseque durante o longo período de descanso que se iniciará. Tampe a tigela com filme plástico. Para um sabor mais apurado ou por conveniência, coloque a massa na geladeira por 3 a 8 horas. Essa fase da geladeira é opcional! Depois, deixe a massa em temperatura ambiente e deixe ela crescer por 12 a 18 horas (repare que você pode fazer à noite, ir dormir, tirar a massa da geladeira de manhã quando acordar e sair pro trabalho).

Segunda etapa:
Adicione o a manteiga ou margarina derretida e o ovo e bata vigorosamente. Adicione a casca de laranja e misture bem. Coloque 2/3 de xícara de farinha de trigo e misture. A massa deve ficar firme, daquelas que se desgrudam da tigela, mas não chega a virar uma bola. Se precisar adicione mais farinha. Coloque a massa na forma untada, eu coloquei em uma forma de pão. Passe um pouco de óleo na superfície da massa, cubra com plástico.

Deixe a massa descansar em temperatura ambiente (contanto que esteja calor, temperatura acima dos 20 graus) por 2 a 3 horas. Se a temperatura ambiente estiver mais fria, ou você quiser fazer a fermentação mais rápida, coloque a massa para descansar no microondas junto com um copo de água fervente por 1h30 a 2h30 (não é pra misturar a água na massa, mas deixar a água numa tigela separada só para esquentar o ambiente). Se você não tiver tempo para deixar ela crescer e depois assar, pode colocar na geladeira por um período de 4 a 48 horas. Depois tire da geladeira e faça o descanso para a segunda fermentação conforme indicado acima. Não se preocupe se a massa não crescer muito, ela crescerá bastante no forno.

Prepare-se para assar:
15 minutos antes de assar, coloque a prateleira do forno na posição mais baixa e aqueça a 190ºC.

Asse:
Asse por 30 a 35 minutos ou até a massa ficar corada. Tampe com papel alumínio e continue assando por mais 20 a 25 minutos. Para ter certeza que a massa está assada, insira um palito na massa e veja se ele saiu limpo ou com bem poucos pedacinhos de massa ou insira um termômetro e veja se o centro da massa atingiu a temperatura de 96 ou 97˚C. Asse por mais 5 a 10 minutos para ter certeza de que a massa está bem assada. Retire do forno, deixe esfriar em uma grade por 15 minutos. Passe a faca pela borda da forma e desenforme o pão. Coloque a cobertura de açúcar de confeiteiro com suco de laranja e água de laranjeira no pão quando ele tiver de morno para frio.

Sirva e guarde:
Depois de frio guarde o pão num saco plástico sem ar dentro, ou com a menor quantidade de ar que você conseguir. Em temperatura ambiente dura por 3 dias. Também pode ser congelado no saco plástico, também a vácuo, por 2 meses.

PãesReceitas

PriBorges • 16/06/2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Pão de cereja com chocolate « Gororoba com Cardamomo

Deixe uma resposta