3

Sopa de Lentilhas com Limão Desidratado

Para inaugurar o novo gororobacomcardamomo.com, resolvemos inaugurar também um ingrediente: o limão desidratado. Nós o conhecemos no extinto restaurante Amigo do Rei, que era, para nós, o melhor restaurante de Belo Horizonte.

Na última vez que nós jantamos por lá, a Nasrin Haddad, a chef iranina responsável por aquelas delícias, depois que terminou todo o trabalho da noite se sentou à mesa ao lado da nossa para descansar e começamos a bater papo. Entre partes da sua história e a notícia de que eles iriam fechar e ir para ir para São Paulo, ela nos apresentou ao limão desidratado (Limu Omani), um tempero típico no Irã. Ela os traz em pequenas quantidades de lá ou obtém com amigos, porque os limões não têm data de validade e o Ministério da Agricultura encrespa com eles na alfândega. Mas ele é basicamente um limão que, esquecido na fruteira por uns meses, fica seco e duro feito uma pedra (os que ela compra chegam a ter 2 anos). Ela disse ainda que eles têm que ser perfeitos, sem qualquer ponto machucado ou amassado, do contrário estragam.

Resolvemos tentar fabricá-los aqui em casa. Fizemos 2. O primeiro (o que a gente usou na sopa) deve ter ficado pelo menos uns 8 meses secando. O segundo, pouco mais de 6. Mas este estava machucado e não deu outra: quando abrimos, tinha sinal de fungos. Foi para o lixo. Mas o primeiro estava intacto.

 

limaosecoA Nasrin (e depois nossa pesquisa pela internet) disse que ele pode ser usado para temperar carnes, sopas e outras coisas, beber como chá (disse que a filha dela gosta de comer puro, depois de deixar hidratar um pouco na água). Resolvemos testar com uma sopa de lentilhas, prato tipicamente iraniano. Eu tenho a impressão que na sopa que ela servia no Amigo do Rei também tinha o tal limão.

Vamos os ingredientes:

1 xícara de lentilhas
1 cebola cortada em cubos
3 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de gengibre picado
1 lata de tomates pelados (pique os tomates e aproveite o suco)
1 pedaço (mais ou menos 1/2 colher de sopa) de rapadura
1/2 xícara de frango desfiado (sobras de um frango assado aí)
2 colheres de chá de curry
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de pimenta-do-reino
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de noz-moscada
1 colher de chá de páprica picante
1 colher de sopa de curcuma
1 limão desidratado partido ao meio (precisei de um abridor de nozes para rompê-lo; depois usei uma tesoura)
um pouco de óleo para refogar a cebola e o alho
1/2 colher de chá de óleo de gergelim
sal
um pouquinho de cebolinha, coentro e hortelã picados para usar no final
azeite (na hora de servir)

É uma sopa simples. Começamos refogando a cebola e o alho no óleo (+ o óleo de gergelim). Quando começou a dourar colocamos a rapadura e um pouco de sal e o gengibre. Com o refogado pronto, colocamos os demais temperos, os tomates, o limão, as lentilhas e água. Deixamos cozinhar por um bom tempo, acho que mais de meia hora. Eu não marquei (foi mal), mas deixe a panela tampada e volte de vez em quando para dar uma mexida e testar a lentilha. Vai ser preciso por mais água uma ou duas vezes.

No final, coloque os verdes e sirva com azeite e um pãozinho. Ah! O limão é perfeitamente comestível e é uma delícia. Não vá jogar fora!

Essa receita também foi inspirada na do link abaixo. Ficou bem diferente, mas acho que a vale a menção.

http://travlark.com/2010/07/divine-lentil-soup-or-shorbat-al-dal/

CarnesReceitasSopasTemperos

GuGomes • 07/06/2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Carula 08/06/2012 - 11:53 Reply

    Hummm.. Parece bom! No frio, sopa de lentilhas ocorre algumas vezes por mês em casa, alternando com a de ervilhas (e só essas duas). Vou fazer uma daqui 10 meses com esse limão aí… e ver se consigo juntar metade desses tempeiros todos! Vocês são muito elaborados.

    Ah! E vocês acham que rola fazer na panela de pressão? Vai tão mais rápido…

    • gugomes 10/06/2012 - 13:15 Reply

      É fácil… vc pode por os temperos que quiser. Vocês manjam de sopa de lentilhas pra burro. Vai dar super certo.
      Bjo!

  2. priborges 08/06/2012 - 12:09 Reply

    A panela de pressão é ótima na hora da pressa. O problema é que a lentilha cozinha em 15 minutos na pressão e o cozimento prolongado apura os sabores, por isso optamos pelo cozimento lento. Mas, claro, se você quiser pode usar a pressão.

Deixe uma resposta