3

Guacamole

Compramos no méxico um “molcajete“, um tipo de pilão (recipiente utilizado para macetar coisas). Ele é feito de pedra vulcânica e fabricado desde a época pré-colombiana. O abacate e os outros ingredientes são todos macetados nesse recipiente que também é usado para servir. O molcajete dá um charme especial para o prato, mas o guacamole pode ser feito em qualquer pilão ou em qualquer recipiente no qual se possa amassá-lo.

As variações em torno dos ingrediente do guacamole são muitas, principalmente quando comemos em outros países, que não no méxico. Por lá, o que comemos foi sempre um guacamole bem simples, sem tomate, cebola. Ele é só verde e bem pastoso, são ingredientes fundamentais: o avocado, alho e coentro. A textura é mais seca por causa do abacate que eles usam, aquele pequeno conhecido como avocado. Apesar do gosto ser semelhante ao abacate grande mais comum no Brasil, a textura deles é bem diferente. O brasileiro é bem mais mole e aguado. Pode ser usado no lugar do avocado, mas vai ser impossível conseguir a mesma textura.

– 2 avocados
– cebolinha
– 1 dente de alho grande
– suco de limão
– pimenta cayena picadinha (ela é forte, um centimetro de pimenta já dá um bom apimentado)
– coentro
– sal
– chipotle (molho apimentado, usamos um molho chipotle defumado da marca Tabasco)

Os ingredientes são colocados à gosto. Se você gosta bem apimentado coloque mais pimenta, vá experimentando e adequando ao sabor. O modo de fazer é simples, coloque o avocado em pedaços, o alho, sal e limão no seu pilão, comece a amassar e vá aos poucos acrescentando os outros ingredientes. Experimente, acerte o tempero e sirva!

Receitas

PriBorges • 15/04/2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Lombo ao Mole Poblano + Arroz vermelho «
  2. A.A. Balqhin 27/02/2017 - 15:10 Reply

    Não faz sentido o tomate com abacate.. fica horrível. dá uma mistura completamente nojenta

    • GuGomes 10/03/2017 - 09:12 Reply

      Consigo pensar em uma porção de coisas completamente nojentas, mas nenhuma delas envolvendo abacate com tomate. Há muitas maneiras em que abacate e tomate ficam excelentes, não só no Guacamole (pois fica bom, embora não seja, digamos, tão ortodoxo), mas também em diversos tipos de salada. Em geral, quando vejo alguém falando que uma comida é “completamente nojenta” minha suspeita imediata é que a tal pessoa nunca provou o objeto da acusação. No fim, quem está perdendo é você. Ampliar o paladar aumenta as possibilidades de sentir prazer com a comida.

Deixe uma resposta