3

Geléia de Pimenta Biquinho

Compramos uma bandeja de Pimenta Biquinho no supermercado um dia desses. Como essa pimenta é bem saborosa e quase nada ardida, usamos ela crua em uma salada e ficou sensacional. Mas, claro, não conseguimos dar conta de todas elas e na geladeira elas logo começam a estragar. O mais simples seria fazer a tradicional conserva de pimenta com vinagre e azeite (ou óleo), mas resolvi fazer algo diferente. Foi uma espécie de Geléia de Pimenta Biquinho. Eu já tinha feito geléia de pimenta antes, mas foi com dedo de moça, que também fica excelente, mas bem mais picante. A receita é mesma para qualquer tipo de pimenta. Essas geléias acompanham muito bem um pedacinho de queijo com sabor forte. O nosso era um queijo mineiro, do Serro, bem curado. Se você não conseguir um queijo de minas no seu estado, use um parmesão.

– um tanto de pimenta picada sem semente e sem a parte branca. Se for biquinho basta cortar ao meio e não precisa ser muito rigoroso com as sementes. Cuidado, se for a pimenta dedo de moça é melhor você tirar bem as sementes, ou não conseguirá comer sua geléia…

– um tanto de açúcar suficiente para formar uma calda no fundo da panela, não precisa cobrir todas as pimentas com calda.

– para dar o ponto de geléia é necessário um pouco de pectina. Como a pectina está presente na parte branca das cascas de frutas cítricas (como limão e laranja), basta descascar um pedaço da laranja ou de um limão. Utilize só a parte branca, isto é, descasque com cuidado retirando só a parte verde ou laranja da fruta, depois descasque a fruta retirando a parte branca. A casca de um quarto de limão é suficiente.

– folhas de orégano fresco (eu usei para dar um gostinho diferente, você pode variar a erva ou simplesmente tirá-la da receita)

Coloque tudo numa panela em fogo baixo. Vá mexendo até o açúcar derreter. Continue mexendo até cozinhar as pimentas. Se a calda de açúcar começar a engrossar antes da pimenta estar cozida, adicione um pouco de água e continue mexendo. Para determinar o ponto da calda levante a colher o observe como os pingos se formam. Quando eles começarem a se formar mais vagarosamente desligue o fogo. Espere esfriar e sirva.

ReceitasTemperos

PriBorges • 12/02/2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Rita de Cassia 12/02/2012 - 19:00 Reply

    Gostei vou fazer esta geléia…. parece boa!!!

  2. kassiakohatsu 12/02/2012 - 19:04 Reply

    Geléia que parece saborosa vamos experimentar!!!

  3. gugomes 13/02/2012 - 19:34 Reply

    Fica boa com um queijinho salgado, minas curado ou parmesão.

Deixe uma resposta