Lasanha pós-Natal (com participação especial de Paulo Faria)

dsc_0154

No Natal de 2011 tivemos a presença ilustre da família do lado da noiva em nossa casa, com direito ao bebê e a ceia de Natal light. Além de várias castanhas e frutas secas e do tradicional purê de maçã da vovó Mariza, fizemos um tender de peru com abacaxi, mais ou menos nos moldes do tender pré-natal que eu e a Pri fizemos no início do mês passado. A diferença foi que usamos fatias mais finas, o que acabou por fazer com que o tempero pegasse mais.

Pois bem, na segunda-feira, dia 26, presseguimos com um dos planos importantes do Natal em família, que era colocar o Paulo para fazer uma lasanha de massa feita em casa. Resolvemos aproveitar os restos mortais da nossa ceia, isto é, o tender e inovar com algumas coisas a mais. A primeira parte, naturalmente, é fazer a massa. Utilizamos o mesmo processo, que eu já expliquei quando fizemos a nossa primeira lasanha.

Ingredientes do recheio

Sobras do tender de peru de natal, marinado durante 3 dias em limão, vinho, zimbro, louro, pimenta do reino, jamaica, rosa e branca, mostarda, alho, coentro e hortelã secos. O Paulo picou as sobras em pedaços muito pequenos; praticamente moeu.
– 2 latas de tomate pelado que usamos para fazer um molho temperado com 4 dentes de alho, salsa, pimenta calabresa, açúcar, manjericão, sal e azeite. Os tomates eu só desmanchei com a colher, para preservar alguns pedaços grandes.
– 500g de mussarela ralada
– 340g de requeijão cremoso com noz moscada
parmesão ralado (por cima de tudo)
– algumas folhas de manjericão fresco (da horta)

Enquanto eu cozinhava a massa, o Paulo foi montando a lasanha, com camadas intercalando tender, queijo, requeijão (que veio substituir o molho branco). Na penúltima camada, que foi de molho de tomate, ele colocou as folhas de manjericão e na última colocou parmesão também, com um pouco de pimenta (do mix de reino, jamaica, rosa e branca). Depois de pronta, foi para o forno por cerca de 25 minutos (confira pelo derretimento do queijo e os pedaços de massa).

Teve gente (eu incluso) que disseram que foi a melhor lasanha que já tinham comido.

Os comensais (da esquerda para a direita): Clarissa, Filipe, Pri, oTo, Gu e Paulo tirando a foto. Mariza e Jairo estavam em Ouro Preto nesse dia e só provaram da lasanha mais tarde.

CarnesMassasReceitas

GuGomes • 08/02/2012


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta