3

Pudim de Leite Condensado com Limão Siciliano

pudim-pedac3a7o

Compramos um limão siciliano para colocar no cordeiro da receita passada com arroz de quiabo e estávamos decididos a tentar pela primeira vez fazer um pudim de leite condensado,  já que tinha uma lata de leite condensado da sexta de natal do ano retrasado aqui. Antes de pensar em colocar as raspas de limão no pudim, eu estava preocupada em salvar as raspas para fazer alguma coisa. Foi então que veio a ideia de colocar no pudim. Como usamos só metade do limão, acrescentamos também o suco de meio limão na receita.

Tirando o caramelo da calda e o tempo de forno, fazer pudim é fácil. Comece pela parte chata, fazer o caramelo. Não se esqueça: antes de começar a receita acenda o forno em temperatura média alta e coloque uma assadeira grande com água dento do forno. Você deverá assar em banho maria, isto é, deverá colocar a forma do pudim dentro da forma com água. Se você tiver uma panela de banho maria própria para fazer pudim, você poderá usá-la e gastar menos tempo assando o pudim.

Calda:

– 1 xícara de açúcar
– 1/2 xícara de água fervente

Coloque o açúcar na forma que você assará o pudim e leve ao fogo até derreter e dourar o açúcar. Jogue a água quente por cima, cuidado para não se queimar, pois pode espirrar. Fique mexendo em fogo baixo até dissolver todas as pedras de açúcar. Pode demorar um pouco e essa deve ser a parte mais difícil do pudim. Depois que estiver dissolvido, espalhe a calda pelas bordas da forma e reserve.

Bata no liquidificador:

– 1 lata de leite condensado
– 2 latas (use como medida a própria lata de leite condensado) de leite
– 3 colheres de chá de amido de milho
– raspas de 1 limão siciliano
– suco de meio limão siciliano

Bata tudo no liquidificador. Não precisa bater muito. Se você gostar de pudim com furos bata por mais tempo, pois a mistura ficará com mais espuma e consequentemente mais furinhos.

Despeje a mistura na forma, cubra com papel alumínio, abra o forno e coloque a forma de pudim no centro da assadeira com água, faça tudo com cuidado para não se queimar com a água quente. Asse em banho maria por 1h30 ou até o seu pudim ficar durinho, vale fazer o teste do palito. Insira um palito no centro, se sair limpo está pronto. O nosso pudim ficou 4 horas no forno. Como nosso forno não é muito preciso, acho que o forno médio dele é baixo demais, por isso demorou tanto tempo. Outra coisa é que a grelha do forno estava na posição do meio, se estivesse na mais baixa teria sido mais rápido. Cuidado para não colocar o forno alto demais e acabar queimando o pudim antes de assá-lo.

Não desenforme o pudim quente! Deixe na geladeira por pelo menos 3 horas antes de desenformar. Verifique se o pudim está solto. Para isso, coloque a forma em uma superfície plana e gire um pouco, não é para virar a forma, gire, mas não tire o pudim do plano. Se o pudim rodar solto na forma ele está pronto para ser virado. Se não, passe de leve uma faca nas laterais da forma e esquente um pouco o fundo da forma na chama do fogão. Isso vai desgrudar o caramelo que pode estar prendendo o seu pudim. Por último, pegue um prato grande, coloque em cima da forma e siga o esquema abaixo para virar o seu pudim sem quebrar.

Clique na imagem para ver maior.

ReceitasSobremesas

PriBorges • 22/01/2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Laura 23/02/2013 - 13:11 Reply

    My name is Maria Aparecida loved the recipe still not done

  2. neutra magalhaes 22/12/2013 - 07:39 Reply

    vou tentar novamente fazer o pudim de leite condensado pois até hoje nenhuma receita deu certo!!!! espero que fique como o da ilustração que dá agua na boca só de ver!!! parabéns pela excelente receita. neutra

    • priborges 26/12/2013 - 12:43 Reply

      Neutra, eu sempre fico com medo de desinformar, mas não tem erro e fica delicioso com limão siciliano! depois nos conte o resultado.

Deixe uma resposta