2

Frango com Tahine

No almoço de hoje resolvi experimentar fazer um frango com molho de tahine inspirado num prato semelhante que eu comi no restaurante Bem Natural, perto do escritório. O molho é muito saboroso e parece que demanda algum grande segredo, mas é realmente muito fácil.

O processo começa com um marinado para o frango  (deixei por 1 hora e meia, mas você pode deixar mais). Misture todos os ingredientes abaixo em uma vasilha e coloque na geladeira.

Ingredientes do marinado

– 400 g de peito de frango cortado em cubos
– 3 dentes de alho [mal] esmagados
– suco de 1 limão
– 1 colher de sopa de hortelã (seco)
– 2 colheres de chá de pimenta síria
– 2 colheres de chá de zaatar
– 1 colher de chá de cominho
– 1 colher de chá de noz-moscada
– 1 colher de sopa de azeite

Corte também uma cebola em meias rodelas finas. Você vai usar depois, refogando junto com a carne. Quando for preparar, coloque 1 colher de sopa de manteiga (ou margarina em uma panela) e todo o conteúdo do marinado e deixe cozinhar em fogo médio. Enquanto isso, prepare o molho em uma tigela.

Ingredientes do molho

– 3 colheres de sopa de tahine
– suco de 1/2 limão
água quente
– 2 colheres de sopa de shoyu
– 2 colheres de sopa de salsa picada
– 1 colher de sopa de gergelim branco
– 1 colher de sopa de gergelim preto

Coloque o tahine na tigela e depois o suco de limão. Misture bem com um garfo até obter uma pasta homogênea. Coloque um pouco de água e misture mais até atingir a consistência desejada, que é a de um molho grosso. Se por acaso desandar, trabalhe com suco de limão e água. Eles têm efeitos contrários de engrossar e afinar a mistura (o meu deu certo de primeira, por isso não lembro quem faz o quê). Quando chegar ao ponto desejado, coloque os demais ingredientes e mexa bastante.

Voltando à panela, refogue bem o frango. Quando o caldo secar e algumas pontas da carne começarem a dourar, você já pode por a cebola. Coloque também um pouco de sal. Refogue com a cebola, até ela ficar transparente. É legal deixar formar aquela borra escura na panela e depois soltá-la com água quente. Depois que fizer isso a primeira vez, já está bom. Coloque o molho, misture bem e desligue. (Antes de colocar o molho, se ele ficou muito tempo parado, bata novamente com o garfo porque o tahine precipita.)

Nós servimos o frango com dois acompanhamentos: arroz com lentilhas (e umas cebolas crocantes) e um refogado de vagem com ovos.

CarnesReceitas

GuGomes • 11/12/2011


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Mariana 30/07/2015 - 21:33 Reply

    uau! experimentei a receita e ploft – que sabor surpreendente!

    • GuGomes 31/07/2015 - 00:14 Reply

      😀

Deixe uma resposta