2

Mexido de cordeiro de inspiração indiana

Seguindo a boa experiência que tivemos com a galinhada indiana, resolvemos avançar mais em direção à Índia e emplacar nossa primeira experiência com cordeiro. Compramos uma paleta congelada pequena e resolvemos fazer um mexido de arroz, cordeiro e especiarias.

Ingredientes

– 1 paleta de cordeiro desossada (a nossa veio com osso explico mais adiante como foi isso)
– 1/2 xícara de grão-de-bico
– 1/2 xícara de arroz
– 1 cebola picada em cubos
– gengibre a gosto (picado em cubos)
– 1 colher de sopa de curry
– 1 colher de chá de cominho
– 6 folhas de louro
pimenta fresca a gosto
– 2 colheres de sopa de coentro seco
– 2 colheres de chá de semente de mostarda (branca e preta)
– 2 colheres de chá de cardamomo
– 1 colher de chá de noz moscada
– 1 colher de sobremesa de óleo de gergelim
– sal
– 1 colher de sobremesa de açúcar
cebolinha picada
– algumas folhas frescas de manjerona
um pouco de amendoim torrado

Desossar uma paleta de cordeiro se provou uma tarefa meio chatinha, mas não tanto quanto esperávamos. Tem que usar uma faca e ter paciência e cuidado. É importante no processo também remover aquelas pelancas e tendões porque essas paradas não são legais na boca. Mas não se preocupe em tirar tudo o que é branco. Depois de cozido fica tudo mole e comestível. Desossada a paleta, corte os pedaços de carne em cubos e guarde os ossos; eles vão ser cozidos juntos.

Vamos ao preparo de fato. Na sua panela de pressão, refogue a cebola e o gengibre com um pouco de sal e açúcar. Quando estiver começando a ficar transparente, coloque a carne e deixe sair toda a água e refogar até formar a famosa crostinha (já falamos dela por aqui em diversas ocasiões). Enquanto faz isso, ferva um pouco de água em uma chaleira. Quando a água estiver quente despeje um pouco (cuidado, pois pode espirrar) e mexa bem para remover a crostinha. Coloque mais água e os demais ingredientes, exceto o arroz, a cebolinha, a manjerona e o amendoim. Misture bem os todos os ingredientes e coloque também os ossos. Acrescente água o suficiente para cobrir tudo e feche a panela. Cozinhe por cerca de 15 minutos.

Passado o tempo, deixe escapar a pressão da panela. Abra retire os ossos e recupere um pouco da carne que ainda estava pegada. Você pode recuperá-la e colocar na panela ou fazer uma boquinha, estilo Idade Média. Coloque então o arroz e complete com água o suficiente para cozinhá-lo. Difícil dizer exatamente quanto. Vai da experiência. Deixe cozinhar com a panela semitampada até que o arroz fique pronto. Normalmente uns 20 minutos.

Desligue o fogo  e misture um pouco de amendoim. Antes de servir, cubra com a cebolinha e a manjerona. Para acompanhar um lassi de manga a base de kefir vai muito bem.

CarnesReceitas

GuGomes • 28/09/2011


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Daniela Campelo 01/11/2011 - 08:38 Reply

    Show!

    • gugomes 01/11/2011 - 22:41 Reply

      Ei, Dani, vc tá atrás de cordeiro mesmo, hein?
      A gente está com 2 T-bones de cordeiro e um pacote de linguiças de cordeiro no freezer, aguardando uma próxima aparição da Sputnik.

Deixe uma resposta