Pão de Granola sem sova

Enriquecido com granola e leite, este pão levemente adocicado é ótimo para café da manhã. Ele tem uma casquinha mais doce e no meio da massa estão os pedaços de granola que dão sabor e textura especial. Para variar, esse é mais um pão sem sova adaptado ao Brasil do livro da Nancy BaggettKneadlessly simple. para saber mais sobre o livro e a adaptação que tenho feito veja um post antigo sobre o pão sem sova adaptado ao Brasil.

– 3 xícaras de farinha branca
– 3 colheres de sopa de açúcar cristal (não funciona com refinado) + 1 colher para confeitar no final
– 1 1/4 colheres de chá de sal
– 3/4 colher de chá de fermento biológico seco (Cuidado: Diferenças de temperatura e pressão entre os lugares podem pedir uma adaptação na receita. Em Brasília e nos EUA essa medida funciona, em São Paulo e BH eu tive que diminuir a quantidade de fermento para 1/3 de colher de chá de fermento. Como não é fácil encontrar colher de medida de 1/3, uso a medida de 1/4 de colher de chá cheia.)
– 1 1/4 xícaras de água gelada (por volta de 10ºC, coloque umas pedras de gelo e espere derreter ou pegue da geladeira mesmo)
– 3 colheres de chá de óleo vegetal (+ um pouco para untar a massa)
– 1 1/3 xícaras de granola + 4 colheres de sopa para confeitar o pão.
– 1/3 xícara de leite em pó

Primeira etapa:
Numa tigela bem grande misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Em um copo de medida junte a água gelada e o óleo e jogue na tigela. Misture com uma colher grande (de pau) raspando das beiradas para o centro até a massa ficar uniforme. Se a massa ficar muito mole, coloque um pouco mais de farinha até obter uma consistência rígida. Se a massa estiver muito seca para incorporar todos os ingredientes, adicione um pouco de água, mas cuidado para não colocar água de mais, a massa deve ser firme.

Passe óleo vegetal na superfície da massa para que ela não resseque durante o longo período de descanso que se iniciará. Tampe a tigela com filme plástico. Para um sabor mais apurado ou por conveniência, coloque a massa na geladeira por 3 a 10 horas. Essa fase da geladeira é opcional, faça se for conveniente. Tire a massa da geladeira ou se você pulou essa etapa coloque direto a massa em temperatura ambiente e deixe ela crescer por 12 a 18 horas (repare que você pode fazer o pão de acordo com o seu horário livre). Se você estiver fazendo o pão no inverno (ou abaixo de 20 graus), embrulhe a tigela com um cobertor.

Segunda etapa:
Misture a massa e aos poucos acrescente 1 1/3 de granola e o leite em pó. Continue mexendo até que esses ingredientes fiquem bem distribuídos na massa. Unte uma forma de pão (23cm x 13cm) com óleo (ou margarina). Antes de colocar a massa na forma, jogue duas colheres de granola em cima da massa e role a massa de um lado para o outro para distribuir a granola por todos os lados. Coloque a massa na forma, pressione a massa na forma para distribuí-la melhor. Jogue duas colheres de sopa de granola em cima da massa, aperte a granola no pão para grudar e cubra a forma com filme plástico.

Deixe a massa descansar por mais 2 a 3 horas em temperatura ambiente. Ou, para acelerar esse processo, coloque a massa dentro do microondas junto com 1 xícara de água fervente e deixe por 1 a 2 horas (não é pra misturar a água na massa, mas deixar a água numa tigela separada só para esquentar o ambiente). A massa deve crescer e quase alcançar a borda da forma. Se você não tiver tempo para deixar ela crescer e depois assar, pode colocar na geladeira por 4 a 48 hs. Depois tire da geladeira e deixe a massa descansar (em temperatura ambiente ou no microondas com a água quente) até ela crescer.

Prepare-se para assar:
15 minutos antes de assar coloque a prateleira do forno na posição mais baixa e  aqueça o forno a 190˚C. Polvilhe 1 colher de açúcar no pão para enfeitar.

Asse:
Coloque a forma no forno e asse por 40 a 50minutos, ou até o pão ficar corado. Cubra com papel alumínio e continue assando por 25 a 30 minutos. Insira um palito no centro do pão, se sair limpo, retire do forno. Se você tiver um termômetro instantâneo, verifique se o centro do pão atingiu a temperatura de 96˚C a 98˚C. Quando achar que o pão está bom, asse por mais 5 minutos para garantir que o centro está assado. Retire do forno, deixe esfriar por 10 a 15 minutos e desenforme.

Sirva e guarde:
Espere o pão esfriar para fatiá-lo, pois ele corta melhor depois de frio, apesar de ser ótimo ainda morno. Depois de completamente frio, guarde em um saco plástico sem ar dentro, ou com a menor quantidade de ar que você conseguir. por 2 a 3 ou até 4 dias em temperatura ambiente, ou congele por 2 meses.

PãesReceitas

PriBorges • 10/08/2011


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta