12

Bolo de Puba

Para quem não sabe, puba é uma massa feita de mandioca fermentada. É muito usada no nordeste, tem inclusive um famoso bolo em Pernambuco chamado Souza Leão que é feito com puba e uma infinidade de gemas de ovos. Essa foi a primeira vez que eu fiz a puba para experimentar. Dá um pouco de trabalho, pois a mandioca demora 1 semana para fermentar. Depois de feita, a puba pode ser guardada na geladeira por 1 semana. Dá pra fazer diversos bolos e biscoitos com a massa, portanto pode valer a pena o esforço. É muito comum colocar coco ou leite de coco no bolo, mas eu preferi fazer um bolo simples, para sentir bem o sabor da massa puba. O Gustavo adorou e como sabe o trabalho que deu, comeu cada pedaço como se fosse o último, pois já percebeu que eu não vou fazer esse bolo tão cedo. Vamos ao trabalho.

Massa de Puba

Descasque 1 quilo de mandioca e coloque de molho em água dentro de uma vasilha. Cubra com um pano. Como a mandioca fermenta, se você usar uma tampa de plástico ela acabará arremessada pela força dos gases da fermentação e você acabará com um pode destampado. A mandioca ficará de molho por 7 dias. Algumas receitas mandam trocar a água todo dia, outras mandam deixar a mesma água até completar os 7 dias. Eu troquei duas vezes a água da mandioca. Não estranhe quando for olhar sua mandioca de molho, a fermentação produz um cheiro horroroso.


Depois de 7 dias, lave bem as mandiocas e rale para conseguir uma massa homogênea. Como eu não estava disposta a ralar 1 quilo de mandioca, eu coloquei tudo no processador e consegui uma massa bem bonita. Coloquei a massa em um pano, torci bem e deixei o pano pendurado para escorrer a água da massa por 1 dia. Pronto, agora é só fazer o bolo!

Bolo de Puba

Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte e enfarinhe uma forma de pudim grande, pois a receita é grandinha.

– 3/4 xícara de óleo
– 2 xícaras de açúcar
– 3 ovos
– 1 pitada de sal
– 3 xícaras de puba (1 kilo rende mais ou menos isso)
– 1 xícara de farinha de trigo
– 2 colheres de sopa de fermento

1. Bata bem o óleo, o açúcar, os ovos e a pitada de sal.

2. Acrescente a massa de puba, a farinha e o fermento e misture até a massa ficar homogênea.

3. Coloque na forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por 40 a 50 minutos. Faça o teste do palito. O bolo estará assado quando, ao enfiar um palito no centro do bolo, ele sair limpo.

4. Tire do forno e deixe esfriar por pelo menos 20 minutos antes de desenformar.
Como a receita é grande, depois de frio, você pode partir o bolo em 3 partes ou se preferir cortar em fatias e congelar os pedaços.
BolosReceitas

PriBorges • 16/05/2011


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Mariza Monteiro Borges 16/05/2011 - 20:13 Reply

    Voces estão resgatando tradições da culináriabrasileira, parabéns.

  2. Mariza Monteiro Borges 17/05/2011 - 13:09 Reply

    Acabo de saber como a D. Ana, mãe da Margarida, prepara a puba lá no interior do Piaui, às margens do Rio Pirangi: lava muito bem a mandioca com a casca, coloca dentro de um saco de tecido, amarra muito bem a boca do saco. O saco cheio é amarrado num mourão fixado à margem do rio e o saco é lançado ao rio. Lá permanece por sete dias. Ao resgatá-lo, a casca da mandioca se solta sem nenhum esforço, a puba é colocada numa bacia e levada para casa. Só as partes mais duras serão socadas no pilão. Com a puba ela prepara bolo, mingau, e um tipo de bolo de tabuleiro que ela chama de pé de moleque.
    Pena que em BH, com o Ribeirão Arrudas canalizado, vocês não possam testar a receita da D.Ana…

    • priborges 17/05/2011 - 13:37 Reply

      Nossa, super prático deixar no rio, evita o fedor! D. Ana é sábia, a mandioca fica tão mole depois dos 7 dias de molho que não há porque brigar com a casca dela antes.

    • guslaet 19/05/2011 - 20:33 Reply

      Espectacular!

  3. Lídia Arruda 10/03/2012 - 14:15 Reply

    Estou em São Paulo ha 30 anos e tenho muita saudade dos pratos do nordeste, essa receita me fez recordar a infância em casa de minha avó. Vou preparar e repartir com a sogra que do nordeste também.Abraços

  4. nanny 01/05/2012 - 11:50 Reply

    É muito bom poder contar com a ajuda de vcs, será a minha primeira vez fazendo esse bolo, depois conto o resultado. bjs!!!!!!!!!

  5. tania 26/09/2012 - 21:39 Reply

    dá para congelar?

    • gugomes 26/09/2012 - 21:53 Reply

      Com certeza!

  6. Jeane 21/06/2013 - 17:15 Reply

    genteeeeeeeeeeee!! Pelo amooooor de Deus! Não precisa tanto trabalho!! Aqui na Bahia a gente acha puba na feira, ja ralada prontinha pro boloooooo! em toda feira livre deve vender, digo mais, é até pecado não vender!

    • priborges 21/06/2013 - 17:54 Reply

      vocês têm sorte! aqui em Minas não encontramos puba pronta não… um pecado!

  7. Charito Peraza 07/04/2017 - 17:41 Reply

    Me tira de uma curiosidade é a seguinte
    a farinha de pubá (conhecida como faria d’ água) nada mas é que a massa de puba seca? E caso esteja certa posso substituir a massa de puba fresca pela farinha de pubá para fazer este bolo?
    E caso eu esteja errada cual a diferença entre uma e outra
    De antemão muito obrigada

    • PriBorges 09/04/2017 - 10:52 Reply

      Eu acho que essa que a gente compra é essa massa seca, sim. Dá pra substituir, o que pode acontecer é você ter que colocar um pouco mais de líquido na massa.

Deixe uma resposta