Bolo de Puba

Para quem não sabe, puba é uma massa feita de mandioca fermentada. É muito usada no nordeste, tem inclusive um famoso bolo em Pernambuco chamado Souza Leão que é feito com puba e uma infinidade de gemas de ovos. Essa foi a primeira vez que eu fiz a puba para experimentar. Dá um pouco de trabalho, pois a mandioca demora 1 semana para fermentar. Depois de feita, a puba pode ser guardada na geladeira por 1 semana. Dá pra fazer diversos bolos e biscoitos com a massa, portanto pode valer a pena o esforço. É muito comum colocar coco ou leite de coco no bolo, mas eu preferi fazer um bolo simples, para sentir bem o sabor da massa puba. O Gustavo adorou e como sabe o trabalho que deu, comeu cada pedaço como se fosse o último, pois já percebeu que eu não vou fazer esse bolo tão cedo. Vamos ao trabalho.

Massa de Puba

Descasque 1 quilo de mandioca e coloque de molho em água dentro de uma vasilha. Cubra com um pano. Como a mandioca fermenta, se você usar uma tampa de plástico ela acabará arremessada pela força dos gases da fermentação e você acabará com um pode destampado. A mandioca ficará de molho por 7 dias. Algumas receitas mandam trocar a água todo dia, outras mandam deixar a mesma água até completar os 7 dias. Eu troquei duas vezes a água da mandioca. Não estranhe quando for olhar sua mandioca de molho, a fermentação produz um cheiro horroroso.


Depois de 7 dias, lave bem as mandiocas e rale para conseguir uma massa homogênea. Como eu não estava disposta a ralar 1 quilo de mandioca, eu coloquei tudo no processador e consegui uma massa bem bonita. Coloquei a massa em um pano, torci bem e deixei o pano pendurado para escorrer a água da massa por 1 dia. Pronto, agora é só fazer o bolo!

Bolo de Puba

Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte e enfarinhe uma forma de pudim grande, pois a receita é grandinha.

– 3/4 xícara de óleo
– 2 xícaras de açúcar
– 3 ovos
– 1 pitada de sal
– 3 xícaras de puba (1 kilo rende mais ou menos isso)
– 1 xícara de farinha de trigo
– 2 colheres de sopa de fermento

1. Bata bem o óleo, o açúcar, os ovos e a pitada de sal.

2. Acrescente a massa de puba, a farinha e o fermento e misture até a massa ficar homogênea.

3. Coloque na forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por 40 a 50 minutos. Faça o teste do palito. O bolo estará assado quando, ao enfiar um palito no centro do bolo, ele sair limpo.

4. Tire do forno e deixe esfriar por pelo menos 20 minutos antes de desenformar.
Como a receita é grande, depois de frio, você pode partir o bolo em 3 partes ou se preferir cortar em fatias e congelar os pedaços.