Pernil com mel, sálvia, erva-doce e alho e farofa

Tempere um pedaço de pernil desossado com:

– 3 colheres de sopa de mel
– 1 punhado de sálvia
– 1 colher de chá de sementes de erva-doce
– 4 dentes de alho
– um copinho de pinga
pimenta-do-reino e sal à gosto

Deixe marinar por pelo menos 24 horas. O meu ficou na geladeira temperado por 12hs, depois foi pro congelador e ficou lá uma semana antes de ser assado.

Se o pernil estiver congelado, tire antes do congelador, pois ele precisa estar descongelado para ir ao forno.

Ligue o forno na temperatura mais alta.

Numa assadeira untada com óleo coloque:

– o Pernil
– 3 batatas com casca cortadas em 4 pedaços
– 3 cebolas, também cortadas em 4

Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora. Tire o alumínio, jogue um pouco de farinha de rosca por cima de tudo e deixe no forno para criar uma crostinha por aproximadamente 20 minutos. Será o tempo de preparar a farofa e servir.

Farofa:

tomate
cebola
orégano
salsa seca
cebolinha
ovos
farinha de mandioca
margarina
leite

Processo padrão da farofa: refogue a cebola e o tomate na margarina (ou manteiga) com um pouco de sal. No final pode colocar a salsa e o orégano (na verdade, eu ia por coentro seco, mas tinha acabado e acabei pondo orégano sem perceber; ficou bom mesmo assim). Depois acrescente os ovos e faça “ovos mexidos”. O leite é para controlar a secura. Não pode ficar muito seco ao ponto de começar a escurecer os ovos. Depois é ir acrescentando a farinha mexendo bem, em fogo baixo para não grudar. O lance é: vai grudar e daí você tira um pouco do fogo, raspa o fundo da panela com uma colher (eu uso de bambu), porque essa raspinha é que é o ouro.  A cebolinha vem depois de tudo, com a farofa já fora do fogo. Não economize.

CarnesReceitas

PriBorges • 16/02/2011


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta