Refresco de Lavanda com Limão

Ou: água aromatizada com lavanda e limão (nome fresco)

Em São Paulo eu sempre ouvia a rádio Eldorado durante o longo tempo que eu gastava de casa para o trabalho e adorava ouvir o Tira Gosto Eldorado com Alex Atala. Ele é um chef de cozinha pouco afrescalhado, dado a experimentações e transgressões às tradições da alta cozinha. Num desses programas ele fala da água aromatizada, ou água de frutas. A tradição diz que a alta cozinha deve vir sempre acompanhada de vinho e água e há um certo desprezo ao suco. Mas o Atala, inconformado com as imposições, faz essas águas aromatizadas para acompanhar pratos.

Como eu adoro um suco e acho uma bobagem a alta cozinha limitada (além do mais aqui em casa não tem alta gastronomia…), adoro experimentar bebibas estranhas para acompanhar pratos. Outro dia fui num restaurante indiano aqui em BH e pedi um refresco de rosas, era um xarope laranja fosforescente, com gosto de flor e bem doce. Fora do contexto da culinária indiana poderia ser meio estranho, mas ele tinha um papel fundamental de aliviar a língua do ardor da pimenta indiana. Excelente. No restaurante iraniano tomamos iogurte salgado com ervas (entre elas orégano) e água com gás ótimo para dias quentes, pois é bem refrescante, e um outro refresco, mas esse era doce, com ervas aromáticas (com sabor mais floral que o outro) e pequenos cubos de pepino japones boiando no copo. Todos dois excelentes.

Inspirada, fiz aqui em casa essa água aromatizada, a receita eu vi no blog Kafka na Praia.

Para fazer 500ml:

Faça um chá de lavanda (também conhecida como alfazema) em um copo com 200ml de água fervente e uma colher de sopa rasa de lavanda seca. Tampe e espere uns 5 minutos.

Enquanto isso, corte um limão e esprema o suco na jarra que for colocar o refresco. Coloque uma colher de sopa de açúcar.

Passados os 5 minutos, coloque o chá (coado, claro) na jarra. Adicione um monte de gelo e um pouco de água gelada para esfriar o chá. Está pronto para servir.

BebidasReceitas

PriBorges • 03/02/2011


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta