Pastel de Choclo

A gente é “habitué” do restaurante chileno El Guatón. Todo mundo que vem visitar a gente mais cedo ou mais tarde acaba lá. De empanadas a ceviches tudo é delicioso lá. Até o pãozinho que acompanha o ceviche a gente compra a mais e trás pro café-da-manhã. O Pastel de Choclo a gente conheceu lá. Pra quem não sabe o que é, eu descreveria como um escondidinho chileno. Por baixo carne moída com tempeiros especiais, por cima um creme de milho. Não vamos parar de frequentar lugar tão agradável, mas devo confessar que nosso primeiro pastel de choclo não deve nada ao do Guatón. A receita foi dada por uma amiga chilena, Paula, mas a gente deu uma incrementada nos tempeiros. É simples, rápido, delicioso e serve uma galera. Se você tiver um forno com dourador fica ainda melhor, mas o nosso nem tem e deu certo mesmo assim!

– 400 gramas de Carne moída
– 1 Cebola em cubos
– Azeite e açúcar para refogar
– Cominho (2 colheres de chá bem cheias pelo menos, esse tempeiro é essencial)
– Pimenta (ají boliviana, mas malagueta substitui bem)
– Manjericão
– Sal
– Molho Inglês
– 1/2 xícara de uva passa
– 3 ovos cozidos
– 3 latas de Milho
– Açucar para gratinar
– Refogue a cebola no azeite, coloque uma pitada de açúcar que dá cor na cebola. Joque a carne na panela e continue refogando, acrescente o cominho, pimenta, manjeiricão, sal, molho inglês e uva passa. Vá mexendo até a carne secar.
– Enquanto isso vá cozinhando os ovos e pré-aqueça o forno. Coloque a prateleira bem em cima para o calor vir por cima e não de baixo. Se tiver dourador, lique-o!
– Bata no liquidificador os milhos das 3 latas. Eu escorri a água de 1 lata e usei a água das outras para bater o creme. Depois de batido, coloque numa panela e vá mexendo até o creme engrossar.
– Pique os ovos, misture na carne.
– Em um pirex, coloque por baixo a carne e por cima o creme de milho. Polvilhe açúcar em cima do creme de milho e leve ao forno para dourar.

Apesar do prato chileno, servimos com vinho argentino malbec. Eu, muito influenciável pelos rótulos, escolhi o vinho porque ele se chamava Signos…

ReceitasTortas

PriBorges • 19/06/2010


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta