1

Cozido Português

Esse cozido nós fizemos numa panela elétrica que cozinha lentamente os alimentos (Crock Pot ou Slow Cooker). Ela é bem comum nos Estados Unidos, quase impossível de achar no Brasil. Aqui a gente usa mais a panela de pressão, lá eles cozinham tudo que é duro por horas nessas panelas elétricas. O cozimento nelas dura de 4 a 8, 10 horas, dependendo do alimento e da temperatura ajustada. As coisas apesar de ficarem bem cozidas e macias não desmancham e viram purê como as vezes acontece na panela de pressão. A dica é usar carnes mais duras, dessas típicas para cozidos ou picadinhos como costela, cochão duro, músculo, acém, fraldinha.

No cozido são usados tradicionalmente carne de boi e linguiça defumada. Os legumes variam entre diferentes tipos de batatas, incluindo a batata doce, abóbora, cenoura, cebola, banana da terra, repolho e ovos cozidos. Como são muitos ingredientes a probabilidade de você errar a quantidade é enorme. Você pega um pouquinho de cada e quando põe na panela é que percebe o volume total. A quantidade de ingredientes abaixo serve 8.

Ingredientes:
1 Linguiça Portuguesa
900g de Costela Bovina
2 Cenouras
2 Mandioquinhas pequenas (=batata baroa)
1 Batata Doce
3 Batatas
1/5 de Abóbora
2 Bananas da Terra
4 Cebolas cortadas em juliana
1/2 Repolho
Azeitonas
5 Ovos cozidos

Prepare os alimentos para serem colocados na panela (lave e pique em pedaços grandes), vão todos menos a banana, o repolho e os ovos direto na panela elétrica. A dica é colocar os alimentos em camadas, os mais duros embaixo e os menos duros em cima. Primeiro as carnes, depois as batatas, a abóbora, cenoura e cebola. Adicione 400ml de água, sal, pimentas variadas (jamaicana, rosa e branca inteiras ficam ótimas), salsa seca e louro. Para o bom funcionamento da panela elétrica você deve enche-la pelo menos até a metade. Esse tanto de ingrediente enche a nossa até a tampa… Com a panela muito cheia o tempo de cozimento aumenta. Nesse caso, depois de adicionar a água ligamos a panela no alto (high) até que a água começasse a ferver, por aproximadamente 1 hora. Depois mudamos a temperatura para o baixo (low) e deixamos cozinhando por 8 horas.

Cozinhe numa panela separada os ovos e a banana da terra, os dois com a casca. O repolho cozinha muito rápido, só no vapor. Ele pode ser tanto adicionado na panela elétrica na última meia hora de cozimento, quanto no final do cozimento do ovo e da banana. Fica à sua escolha. Para cozinhar o repolho corte-o em pedaços grandes e separe as folhas. Descasque os ovos e corte-os na metade, descasque a banana e corte em rodelas grossas. Misture tudo numa travessa, inclusive as azeitonas, regue com azeite de oliva e sirva com arroz.

Receitas

PriBorges • 24/03/2010


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Bacalhau com Couve «

Deixe uma resposta