2

Bolo Denso em Chocolate com Cardamomo

Essa receita é uma adaptação de um bolo do Pierre Hermé. O dele não leva cardamomo, mas a massa é ótima. Por isso, aproveitei a massa e coloquei um dos meus temperos preferidos. A receita é simples e não tem erro. Sempre dá certo e é sucesso onde eu levo. Como esse bolo é pesado, ele é bom como sobremesa, ou bolo de aniversário de adultos. Sempre que eu faço é para algum evento e sempre tem ótima aceitação e saída. Da última vez foi o aniversário de uma amiga, Lucilia.

250g de Chocolate Amargo de boa qualidade picado

250g (1 1/4 xic) de Manteiga sem sal em temperatura ambiente

200g (1 xic) de Açúcar

4 Ovos grandes em temperatura ambiente

70g (2/3 xic) de farinha de trigo

1 1/4 colher de chá de cardamomo em pó

Cobertura Ganache de chocolate:
250 gramas de chocolate amargo
1/2 lata de creme de leite

1) Pegue uma forma redonda de 24-cm e de pelo menos 5 cm de altura. Unte a forma com margarina e polvilhe farinha de trigo ou forre com papel manteiga. Pre-aqueça o forno a 180˚C.

2) Você precisará derreter o chocolate para utilizá-lo. Eu prefiro colocar os quadradinhos ou lascas de chocolate em uma tigela e levar ao microondas. Escolha uma temperatura mais baixa, média e ligue 2 a 3 minutos. Tire mexa e se necessário esquente mais um pouco. Faça aos poucos para não ferver o chocolate. Outra opção é fazer um banho-maria no fogão. Coloque uma panela no fogo com um pouco de água e ponha uma tigela em cima da panela. A tigela não pode tocar a água. Jogue o chocolate picado na tigela, ligue o fogo e derreta o chocolate. Reserve o chocolate derretido para que esfrie.

3) Enquanto isso, ponha a manteiga e o açúcar na batedeira e bata por uns 4 minutos em velocidade média. De vez em quando raspe a mistura que fica nas laterais para se assegurar que tudo fique bem batido.

4) Acrescente os ovos 1 por 1, batendo por 1 minuto após cada adição.

5) Reduza a velocidade da batedeira e acrescente o chocolate derretido, só o suficiente para que o chocolate se incorpore à massa.

6) Acrescente a farinha de trigo e o cardamomo, misture só para que a farinha se incorpore à massa.

7)Transfira para a forma e leve ao forno por 30 minutos.

8) Quando você testar com um palito deve encontrar uma mancha de chocolate na faca. Este é o ponto, o bolo ainda vai estar levemente úmido no centro. Retire do forno e deixe esfriar e desenforme. Se estiver difícil de desenformar leve à geladeira por uma hora ou duas (eu nunca tive esse problema e sempre uso o papel manteiga ao invés de untar).

9) O ganache de chocolate para a cobertura é simples. Derreta o chocolate e acrescente o creme de leite. Misture e deixe esfriar um pouco. Espalhe o ganache ainda morno em cima do bolo.

BolosCardamomoChocolateReceitas

PriBorges • 14/03/2010


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Luciana D’Andrea Lohmann 11/05/2016 - 14:02 Reply

    Vocês conseguem fazer cardamomo em pó a partir das sementes? Costumo amassar bem com socador mas não fica exatamente em pó.

    • PriBorges 11/05/2016 - 14:40 Reply

      Luciana, nós amassamos com o socador também. Apesar de não ficar um pó tão fino como o que a gente encontra pra vender, acho que ele funciona muito bem. Prefiro comprar em bagas porque o sabor é mais intenso e duradouro do que quando comprado já moído. abraço

Deixe uma resposta