Torta de Shitake, Tofú e pasta de Castanha de Cajú

Um monte de shitake na geladeira, um pedaço de tofú que sobrou do mishoshiro que a gente fez uns dias atrás e fizemos uma torta pro jantar. A massa era de liquidificador, mas eu fiz umas alterações, ela ficou mais pastosa do que normalmente fica massa de torta de liquidificador. A gente tinha muito mais recheio do que massa e acabamos, sem querer, fazendo uma torta com recheio farto e massa só envolta, diferente do conceito dessas massas de liquidificador. Sinceramente, ficou mais gostoso e eu adorei ter descoberto um jeito mais simples de fazer torta sem ter que deixar a massa crescer e depois abrir, modelar…

Massa:
2 Ovos
1/3 xícara de Óleo
1 xícara de Kefir (também pode ser substituído por Iogurte, ou metade iogurte metade leite)
1 xícara de Farinha de Trigo
1 pitada de Sal
1/2 colher de chá de Fermento

Recheio:
+- 7 shitakes hidratados com água quente e cortados em tiras (pode usar fresco também)
1/2 barra de Tofú
2 colheres de sopa de pasta de Castanha de Cajú (acho que dá pra triturar no processador, se não coloque pedaços pequenos mesmo)
1 colher de Óleo
Shoyo a gosto

1. Comece preparando o recheio, pois ele precisa esfriar antes de juntar com a massa. Esquente o óleo na panela, jogue as castanhas, frite um pouquinho, quando estiver dourado acrescente os shitakes, jogue a água do shitake na panela, o shoyo e cozinhe até que a água seque. Adicione os cubos de tofú. Misture tudo e desligue o fogo. Deixe esfriar.
2. Pré-aqueça o forno em temperatura média.
3. No liquidificador bata todos os ingredientes da massa, menos o fermento. Bata até obter um creme liso, por último adicione o fermento e bata só para que ele seja misturado à massa.
4. Unte um pirex com óleo e farinha.
5. Despeje 1/2 da massa no fundo, cerca de 1 centímetro de massa. Coloque o recheio e espalhe o resto da massa por cima. A massa deve ter uma conscistência bem cremosa, ela não é muito líquida, portanto espalhe com uma espátula a massa por cima para que ela cubra toda a superfície e entre pelas laterais.
6. Asse por 20 a 30 minutos, até a torta ficar corada por cima.

ReceitasTortas

PriBorges • 10/09/2009


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta