Pão de Chocolate Amargo com Macadâmias

Essa receita foi inspirada numa receita de pão de chocolate do livro da Nancy Baggett. Eu fiz umas alterações, usei farinha integral, gotas de chocolate meio-amargo e macadâmias. Ficou excelente e é bem diferente de um bolo de chocolate. Eu diria que o pão de chocolate é uma coisa mais para adultos, tem pouco açúcar, não é muito doce, massa mais pesada e um gosto forte de cacau mesmo! Adorei.

– 2 1/2 xícara de Farinha (eu troquei 1 xícara da farinha branca por Farinha Integral)
– 1/4 xícara de Açúcar Cristal (não funciona com refinado)
– 3 1/2 colheres de sopa de Cacau em Pó
– 1 colher de chá de Sal
– 1 colher de chá de Fermento seco para pão (Em Brasília funciona com essa medida que é a mesma do livro. Se você estiver em São Paulo ou em Belo Horizonte use metade da quantidade. Quem está em outras cidades vai precisar experimentar… se você usar 1 colher de chá e a massa ficar muito mole, parecendo bolo e não pão depois da fermentação, diminua a quantidade.)
– 1 1/4 xícara de Água gelada
– 3 colheres de sopa de Óleo Vegetal (milho, canola ou girassol)

– 1 1/2 xícara de Gotas de Chocolate meio-amargo (para a segunda etapa)
– 1/2 xícara de Macadâmias picadas (opcional para a segunta etapa)
– Açúcar cristal para decorar (para última etapa)

Primeira etapa:
Numa tigela grande misture todos os ingredientes secos. Junte a água gelada e o óleo, jogue-os na tigela e misture vigorosamente com uma colher grande (de pau) até que os ingredientes fiquem bem misturados e a massa uniforme. Se a massa estiver muito seca adicione água, mas cuidado para não deixar mole demais. Passe óleo vegetal na superfície da massa para que ela não resseque durante o longo período de descanso que se iniciará. Tampe a tigela com filme plástico. Para um sabor mais apurado, coloque a massa na geladeira por 3 a 10 horas. Essa fase da geladeira é opcional, mas aconselho seguir já que é em prol do sabor! Depois do tempo na geladeira, coloque a massa em temperatura ambiente e deixe ela crescer por 12 a 18 horas (repare que vc pode ir dormir, tirar a massa da geladeira de manhã quando acordar e sair pro trabalho…).

Segunda etapa:
Usando uma espátula untada, abra a massa cuidadosamente pelas pontas, espalhe as gotas de chocolate e a macadâmia na massa e dobre-a juntando todas as pontas no centro. Unte a forma de pão que você usará com óleo (23x13cm é o tamanho recomendado) e coloque a massa com a parte dobrada para baixo, unte a parte superior, faça cortes de 2 cm de profundidade e deixe a massa descansar por mais 1 1/2 a 2 1/2 horas em temperatura ambiente. Para acelerar esse processo você pode colocar a massa dentro do microondas junto com 1 xícara de água fervente e deixar por 1 a 2 horas (não é pra misturar a água na massa, mas deixar a água numa tigela separada só para esquentar o ambiente). A massa deve dobrar de tamanho durante esse período. Se você não tiver tempo para deixar ela crescer e depois assar, pode colocar na geladeira por até 24 hs. Depois tira da geladeira e deixa ela dobrar de tamanho.

Prepare-se para assar:
20 minutos antes de colocar no forno aqueça o forno a 180ºC. Tire o plástico da forma e jogue o açúcar cristal em cima da massa.

Asse:
Asse por 50 a 60 minutos, até a parte superior ficar corada e o palito quando enfiado no centro da massa sair limpo ou com poucos farelos na ponta. Retire do forno e deixe esfriar.

Sirva e guarde:
Como todo pão, esse também desenforma e corta melhor depois de frio. Mas quem resiste ao chocolate?! Depois de frio guarde o pão num saco plástico sem ar dentro, ou com a menor quantidade de ar que você conseguir. A casca vai perder a crocancia, mas se o pão for reaquecido no forno a 200ºC ele readquire a textura. Em temperatura ambiente dura por 2 a 3 dias. Também pode ser congelado no saco plástico, também a vácuo, por 2 meses. Para descongelar deixe em temperatura ambiente e esquente no forno, por poucos minutos antes de servir.

ChocolatePãesReceitas

PriBorges • 24/07/2009


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta