1

Pão tipo Italiano (rústico)

Esse pão é um achado! Ele não precisa ser sovado, o fermento trabalha sozinho e tudo que você precisa fazer é dar tempo para ele. Fácil e delicioso. Parece uma panhoca, massa de pão italiano sem a casca dura. A receita é de um padeiro dono de uma famosa padaria em NYC e no New York Times tem um vídeo com ele ensinando a receita. Qualquer dúvida vá lá conferir, mas não tem mistério. Eu já fiz uma versão integral e funciona muito bem. Basta usar metade de farinha integral e metade de farinha branca. Foi essa versão integral que acompanhou a salada de beterraba postada anteriormente.

– 3 xícaras de farinha de trigo
– 1½ xícara de água
– ¼ colher (chá) de fermento biológico instantâneo para pão (só isso mesmo)
– 1¼ colher (chá) de sal (na próxima vez usarei 1½ colher)

– Farinha para polvilhar
– Panela de ferro, vidro ou cerâmica com tampa (mas também funciona forma comum coberta com papel alumínio.)

1) Misture os ingredientes secos em uma tigela média. Adicione água e incorpore com a mão ou espátula rapidamente. Com poucas mexidas você terá uma massa meio mole, mas com os ingredientes incorporados.

2) Cubra a tigela com filme plástico ou tampa e deixe descansar por 12 a 18 horas em temperatura ambiente. A massa cresce bem nesse período.

3) Após 12 a 18 horas a massa estará cheia de bolhas. Enfarinhe uma superfície e coloque a massa sobre ela. Essa superfície pode ser um pano de prato que facilitará sua vida para manipular a massa. Dobre a massa em dois sentidos, vertical e horizontal. Imagine que a massa é um papel e que você vai dobra-lo duas vezes para obter 3 partes. Peque a ponta de cima e dobre para baixo e depois a ponta de baixo e dobre para cima. Faça o mesmo com as laterais. Pegue a ponta da esquerda e dobre para a direita e a ponta da direita para a esquerda. Joque farinha (ou uma mistura de farinha com outros grãos de sua preferência) por cima da massa, vire a massa para ficar com as pontas para baixo e a parte lisa para cima, jogue mais farinha e cubra com um pano.

4) Ligue o forno a 260-270ºC e coloque a panela que você vai usar (de preferência de ferro, vidro ou cerâmica) para aquecer dentro do forno por 20 minutos. Depois desse tempo, tire a panela do forno com cuidado e vire a massa na panela. Ao virar na panela, a massa ficará com a parte das pontas para cima, isso garantirá umas rachaduras na superfície do pão. Tampe e asse por 30 minutos. Destampe e asse por mais 15.

PãesReceitas

PriBorges • 04/04/2009


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Pão sem sova – adaptado ao Brasil « Gororoba com Cardamomo

Deixe uma resposta