Bolo de Chocolate com Lavanda

Fiz esse bolo há alguns dias atrás para o aniversário da minha roommate. Fazia tempo que eu queria experimentar colocar lavanda no bolo de chocolate e achei o aniversário dela uma boa desculpa. Eu ia pegar uma receita já testada de bolo de chocolate e simplesmente adicionar a lavanda seca na massa. Acabei experimentando uma nova receita de bolo de chocolate, pois, no mesmo dia em que eu ia bater o bolo, minha irmã coincidentemente me procurou na internet pedindo dicas de onde achar equivalências de medidas para traduzir uma receita. Ela ia experimentar uma receita de bolo de chocolate da Nigella. “Oh! Bolo de chocolate! Logo no dia que eu ia bater um bolo me aparece uma nova receita.” Não resisti e experimentei.

A receita é ótima, o bolo fica delicioso e macio. O nome original é Chocolate Fudge Cake, massa de chocolate simples com recheio e cobertura de chocolate cremoso. A receita sofreu várias alterações; ela era enorme, portanto fiz só metade. Como eu gosto de bolo simples pra comer qualquer hora e economizo na manteiga, dispensei o recheio e a cobertura. E claro, temperei o bolo com lavanda! Eu adoro temperar bolos com especiarias. Por mais estranho que pareça até chocolate com manjericão eu já fiz e fica excelente! Pros menos arrojados, gengibre, canela, nós moscada, baunilha, raspas de laranja ou limão…

– 1 e 2/3 xícara Farinha
– 2/3 xícara de Açúcar refinado
– 1/2 xícara Açúcar mascavo
– 1/2 xícara de Chocolate em pó (quanto menos açucar tiver melhor, recomendo usar cacau em pó puro)
– 1 Colherer de chá de Fermento
– 1/2 colher de chá de Bicarbonato de Sódio
– 1/4 colher de chá de Sal
– 2 Ovos pequenos
– 70 ml de Iogurte*
– 1/2 colher de chá de extrato de Baunilha**
– 1 colher de sopa de Lavanda
– 1/3 xícara de Manteiga sem sal, derretida e esfriada
– 60 ml óleo de canola
– 150ml água resfriada

* na receita original ela pede Sour Cream, no Brasil a gente não encontra isso, o iogurte substitui bem. Algumas pessoas também fazem uma mistura de leite com algumas gotas de limão para que o leite talhe e adquira a consistência de iogurte. Faça como quiser, minhã irmã usou Kefir e funcionou também.
** a receita original levava 1/2 colher de SOPA de extrato de Baunilha, eu diminuí a baunilha para não competir com a lavanda.

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe com farinha.
2. Numa tigela grande misture a farinha, os açúcares, o chocolate, o bicabornato de sódio, o fermento, o sal e a lavanda.
3. Numa outra tigela bata bem os ovos, o iogurte e a baunilha. Acrescente a manteiga e o óleo e a água e bata mais um pouco.
4. Faça um buraco no centro da tigela com os ingredientes secos, derrame a mistura líquida no buraco e misture bem, mas sem bater.
5. Despeje a massa na forma untada e dê umas batidinhas na forma depois de despejar a massa para evitar as bolhas que você vê na foto do bolo.
6. Leve ao forno preaquecido por 50-55 minutos. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e desenforme após 20 minutos, essa é a melhor hora para garantir que o bolo saia inteiro da forma.

O melhor da receita: serve 5 pessoas (a receita da Nigella servia 10!). Ou 1 com o coração partido…

BolosChocolateReceitas

PriBorges • 05/03/2009


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta